nsc
nsc

Certificação internacional

Grupo de segurança eletrônica de SC conquista ISO de proteção de dados

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
19/07/2022 - 15h23
Orsegups, Divulgação
Uma das salas de controle de vigilância eletônica da Orsegups, em São José, SC (Foto: Orsegups, Divulgação)

A empresa catarinense Orsegups, uma das maiores do Brasil na área de segurança eletrônica, acaba de conquistar certificação internacional na área de proteção de dados, com a ISO 27.001 e a ISO 27.701. A entrega desses documentos que reconhecem a qualidade de procedimentos para cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) será nesta quinta-feira, em evento para os colaboradores na sede da empresa, em São José, na Grande Florianópolis.

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Com unidades em todas as regiões do Brasil e mais de 7 mil colaboradores, o Orsegups guarda dados de mais de 1 milhão de pessoas e de 80 mil clientes. Para isso, além de tecnologias de ponta do mercado, conta também com soluções próprias, criadas por equipes de desenvolvimento interno. Entre os clientes estão instituições públicas e grandes empresas.

O presidente da Orsegups, Dilmo Berger, destaca que segurança sempre foi um dos negócios da empresa desde o início, há mais de 40 anos. Agora, além dos ativos fixos, é preciso cuidar dos dados também.

- Como são muitas informações críticas, dados que têm muito valor, entendemos que era necessário buscar uma certificação robusta, que atesta para nossos clientes que os dados de suas operações estão seguros – explica o presidente.

Para conquistar a ISO, a empresa preparou suas equipes durante 18 meses, na pandemia. Foram investidos R$ 2 milhões em treinamentos e mudanças na área de tecnologia, envolvendo hardwares e softwares, informa o diretor de Tecnologia, Giliardi dos Santos.

Segundo ele, a conquista dessas certificações foi trabalhosa, mas não difícil. A empresa sabia que era necessário ter esse diferencial em função do setor em que atua.

De acordo com a Orsegups, essa é uma certificação que tem a adesão, principalmente, de empresas do setor de tecnologia. A Orsegups está avançando mais em TI, por isso essa certificação também é importante. Em maio, por exemplo, os sócios venderam para o fundo Caatinga Capital, de Fortaleza, a Nexti, empresa de tecnologia para gestão de mão de obra, sediada em Florianópolis.

De acordo com o diretor de Mercado e Expansão, Gilson Cesar da Silva, atualmente a Orsegups é líder nacional no segmento de vigilância eletrônica em número de clientes e faturamento. A empresa começou atuação em 1977 com o nome Casvig, no setor de vigilância patrimonial. Fez reestruturação societária em 2005 e mudou a marca para Orsegups em 2008 quando adquiriu empresa também catarinense com esse nome.

A partir daí, cresceu mais com aquisições. Adquiriu a Back, também de SC, em 2012, comprou a G5 e a Metropolitana, do Paraná, somando 29 mil clientes. Em 2017 adquiriu a VigZul e passou a atender parte dos maiores grupos de varejo do país.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas