Pacientes do Hospital de Caridade, de Florianópolis, poderão ser operados em breve com o robô cirúrgico mais avançado do mundo, o Versius, fabricado em Cambridge, no Reino Unido, pela CRM Surgical. Considerado o menor robô cirúrgico do mundo, pode ser usado em procedimentos mais complexos. O grupo Hospital Care, que é dono do Hospital Baía Sul, da Clínica Imagem e assumiu a gestão do Caridade, não informou o valor do investimento.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Esse é o segundo robô Versius adquirido no Brasil, com a tecnologia que já auxiliou mais de mil cirurgias pelo mundo. O primeiro no país chegou no ano passado e já está operando em São Paulo.

Essa tecnologia foi desenvolvida em 2018 e o primeiro robô foi vendido para hospital da Índia em 2019. Os preços unitários também não aparecem facilmente na mídia mundial, mas a empresa CRM recebeu diversos aportes de investidores. O último, no ano passado, somou US$ 600 milhões.

De acordo com a médica anestesiologista Tania Elena Carnieletto Nicolodi, do Hospital de Caridade, o robô permite ultrapassar as limitações das cirurgias convencionais, o que apresenta melhores resultados em saúde para os pacientes. Pode ser usado para cirurgias gastrointestinais, colorretais, ginecológicas, urológicas, hérnias e outras. Entre as principais vantagens aos pacientes está a menor incidência de infecções e menor uso de medicamentos.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total