Módulo inédito da pesquisa Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou que 378 mil catarinenses realizaram trabalho remoto durante 2022. Desse grupo, 254 mil fizeram teletrabalho, ou seja, utilizaram equipamentos digitais para trabalhar, como computadores, celulares e tablets. E 124 mil trabalharam sem o uso desses equipamentos, mas atuaram fora da sede da empresa, o que caracteriza trabalho remoto, mas não teletrabalho.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na análise de dados, foi incluído quem trabalhou pelo menos um dia fora da sede da empresa no ano. Os pesquisadores consideraram o universo total de trabalhadores catarinenses empregados em 3,9 milhões de pessoas (3.912.000). Assim, trabalharam remotamente 9,7% do total e 6,5% usaram equipamentos digitais.  

A pesquisa foi feita em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e o objetivo é acompanhar o comportamento do trabalho remoto e teletrabalho, adotados de forma intensiva na pandemia. Apesar do controle da Covid-19, muitas empresas continuam com trabalho híbrido (dois ou três dias em home office) por entenderem ser mais produtivo ou desejo pelos trabalhadores.

SC ficou em oitavo lugar entre os maiores percentuais de trabalhadores em trabalho remoto no ranking dos estados. Com grande percentual de servidores públicos, o Distrito Federal liderou com 18,7% do total.  

Continua depois da publicidade

Em todo o Brasil, o IBGE considerou contingente de 96,7 milhões de trabalhadores, dos quais 9,5 milhões em trabalho remoto, sendo 7,4 milhões em teletrabalho. Saiba mais no quadro a seguir:

Tabela do IBGE sobre trabalho remoto e teletrabalho (Reprodução)

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também:

Catarinenses investem mais em carros elétricos de luxo

Multinacional abre inscrições para o Prêmio Mulher em Santa Catarina

Pacote econômico de SC a empresas afetadas por chuvas prevê R$ 300 milhões em crédito novo

Como multinacional gaúcha fundada por catarinenses investe e inova em SC

Sebrae Nacional e Sebrae SC definem crédito especial a negócios afetados por chuvas

Destaques do NSC Total