Embora trabalhar como recenseador seja fácil e perto de casa, em Santa Catarina há sempre a preocupação de que pode faltar candidatos porque o desemprego é baixo no Estado. Há duas semanas, o IBGE informou os números nacionais de candidatos ao Censo 2022 que confirmaram isso. Em SC, havia mais vagas do que inscritos para recenseador. Eram 5.043 inscritos para 6.761 vagas, por isso, a aposta do instituto é que mais pessoas aproveitem esse último dia para se inscrever. O prazo se encerra às 16h.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Trabalhar no censo por três meses é uma oportunidade de ter dois empregos ao mesmo tempo no inverno deste ano. Isso porque é possível fazer 25 horas semanais, em horário flexível e fora do tradicional período comercial. Esse é um dos argumentos do IBGE para atrair mais catarinenses para a pesquisa.

O trabalho do recenseador será de julho a agosto, perto de casa, para fazer entrevistas presenciais, on-line ou por telefone. Além do salário proporcional à produtividade, as pessoas que têm filhos com até seis anos incompletos receberão R$ 305 por mês para cada criança.

Além de recenseador, há vagas para agente censitário supervisor e agente censitário municipal. O concurso sobre conhecimentos gerais será em março. A inscrição pode ser feita no https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 ou no portal do IBGE. Vale observar que o IBGE não divulga informações regionais sobre o assunto, faz apenas divulgações eventuais, mas nacionais, como a úlitma sobre os inscritos até o dia 5 de janeiro.. 

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total