Nesta quarta-feira (06), a cidade de Joinville formaliza irmandade com a cidade italiana de Lucca e homenageia com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a mais importante honraria do município, o empresário italiano Fabio Perini, fundador do Perini Business Park, maior condomínio industrial multisetorial da América do Sul. A medalha será entregue pelo prefeito Adriano Silva em evento às 17h, no auditório do Ágora Teck Park, polo de tecnologia sediado dentro do Perini.
Continua depois da publicidade
Com infraestrutura e urbanização de alta qualidade, o Perini Business Park, inaugurado em 2001, é um marco no setor empresarial de Joinville e de Santa Catarina. Hoje conta com mais de 300 empresas de 15 nacionalidades que faturam mais de R$ 10 bilhões por ano. Responde por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) de Joinville e por 2% do PIB de Santa Catarina, tendo impacto relevante na atividade econômica industrial e de serviços do município. Dentro do Perini estão o polo tencológico Ágora Teck Park e campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A cidade de Lucca assina irmandade com Joinville por ser a terra natal do empresário e inventor Fabio Perini. Filho de industriais do setor de papel, ele nasceu em 1940 e, ao mesmo tempo que se dedicou ao empreendedorismo também atuou como inventor. Ele tem mais de 100 patentes registradas globalmente. Algumas revolucionaram o setor de papel como a criação do papel tissue.
O Perini Business Park não é a primeira empresa de Fabio Perini em Joinville. Ele teve uma indústria de produtos para o setor de papel, vendida posteriormente. Atualmente, ele reside em Lucca, na Itália. Além do Perini, ele é acionista principal da multinacional Futura, produtora de equipamentos, que tem como CEO global desde novembro de 2023 o engenheiro catarinense Guido Dellagnelo.
Leia também
Engenheiro de SC é o novo CEO Global de multinacional italiana
Continua depois da publicidade
Saiba quais empresas de SC mais se destacam no ranking Negócios em Expansão 2025 da Exame
Empresa de SC Conta Azul é adquirida pela norueguesa Visma por valor bilionário
Bicicleta comprada aos 13 anos foi o “start” para empresário de SC dono de grupo bilionário