nsc
nsc

Operação Mercúrio

Justiça nomeia presidente da Fecomércio RS para liderar gestão da federação de SC

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
04/05/2021 - 17h56 - Atualizada em: 05/05/2021 - 10h46
Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio do Rio Grande do Sul
Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio do Rio Grande do Sul (Foto: Fecomércio RS, Divulgação)

Desde que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou a Operação Mercúrio para investigar possíveis irregularidades na gestão da Federação das Empresas de Comércio de Bens e Serviços de Santa Catarina (Fecomércio-SC), dia 26 de abril, a gestão da entidade catarinense conta com a participação do presidente da Fecomércio do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Bohn. Ele administra a Fecomércio SC em conjunto com a atual diretoria da entidade, que não foi destituída.

MPSC realiza Operação Mercúrio para investigar entidade empresarial

Com o afastamento do presidente Bruno Breithaupt em função das investigações, o empresário blumenauense Emílio Rossmak Schramm, vice-presidente da entidade, assumiu a presidência, conforme prevê o estatuto. Mas é comum no sistema da Confederação Nacional do Comércio (CNC) a Justiça nomear o presidente de uma entidade de outro estado para ficar à frente da gestão. Com a Operação Mercúrio, o nomeado foi o presidente da federação gaúcha. A propósito, anos atrás, quando a Fecomércio do Rio de Janeiro passou por investigação, o presidente nomeado para liderar a gestão foi Bruno Briethaupt, de SC.

Vice da Fecomércio assume e entidade informa que colabora com a Operação Mercúrio

A diretoria da federação continua tocando as operações do dia a dia, com a participação de Luiz Carlos Bohn. Breithaupt e o diretor regional do Sesc, Adolfo Oldemburgo, estão afastados por 120 dias em função da investigação iniciada pelo Ministério Público. O trabalho é realizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPSC para apurar suspeita de desvio de bens, fraudes na aquisição de bens, locação, contratação de serviços e pagamento ilegal de diárias. As investigações são realizadas também em unidades do Sistema Fecomércio em Florianópolis, Palhoça, Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Urubici.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas