nsc
nsc

Retomada

Na pandemia, varejo de SC se reinventa com investimentos em lojas físicas e virtuais

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
16/06/2021 - 05h00
Rede Berlanda, que faz 30 anos nesta quarta-feira, vai inaugurar duas lojas em breve
Rede Berlanda, que faz 30 anos nesta quarta-feira, vai inaugura duas lojas nos próximos dias (Foto: Berlanda, Divulgação)

O avanço gradual das vacinas, os aprendizados para enfrentar a Covid-19 com máscaras e álcool gel, a disposição das pessoas de sair mais de casa e a maior atividade econômica em Santa Catarina estão motivando uma reinvenção do varejo com retomada de investimentos. O empresário do comércio está voltando a investir e a pandemia fez com que o negócio seja visto de outra forma nos ambientes físicos e digitais. A avaliação é do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL-SC), Ivan Tauffer.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As grandes redes varejistas mantêm planos de expansão desde o primeiro ano da crise sanitária, mas com foco no comércio virtual. Mas agora, os shopping centers estão investindo em novos projetos, confiantes da retomada com mais vacinas. E até o pequeno varejo, segmento que mais sofreu com a crise sanitária, agora está se reinventando com a reforma de lojas físicas, novos layouts, inclusão de mais produtos e avanço no comércio virtual - mas em plataformas coletivas. Após fechar 2020 no vermelho, o segmento de médias e pequenas empresas projeta crescer até 6% este ano.

- Agora estamos vendo uma reinvenção, uma nova era, um novo jeito de trabalhar. O e-commerce cresceu. Antes era oferecido somente pelo grande varejista, agora o pequeno aderiu. Vende pelo celular, pela plataforma da Amazon porque a empresa permite pôr a loja lá dentro e vender em qualquer lugar. E a FCDL também lançou a QCompras, uma plataforma gratuita de vendas online para lojistas, que está crescendo. A pequena empresa não sabia vender online, ensinamos e ela gostou – afirma Tauffer.

Uma das empresárias que aderiram ao e-commerce é Dulce Cabral, sócia da Moda Café, do Centro de Florianópolis. No início da pandemia ela tinha duas lojas físicas e fechou uma porque perdeu boa parte da clientela. Apesar de admitir que demorou para aderir ao digital, Cabral estreou nas vendas online pelo Compre CDL, o markplace da CDL de Florianópolis em março deste ano. E já obtém 10% da receita com vendas virtuais.

Empresária Dulce Cabral, de Florianópolis, que estreou em vendas virtuais
Empresária Dulce Cabral (C), de Florianópolis, que estreou nas vendas virtuais
(Foto: )

- Como já tive confecção, voltei a fabricar produtos com marca própria. São essas peças mais fluídas, da minha marca, que estão vendendo mais. O Compre CDL atua mais para vendas locais e regionais, mas já fiz venda para São Paulo – conta a empresária, que também está com projeto de instalação de site próprio.

Entre as empresas que retomaram investimentos no varejo de shoppings está a rede Camicado, da Renner. No começo do mês ela abriu ao público a sexta loja em SC, no Shopping Villa Romana, em Florianópolis, unidade que recebeu investimento de R$ 3 milhões. A rede de franquias de calçados Jorge Bischoff inaugurou recentemente a segunda loja na Capital, também no Villa Romana, ex-Iguatemi, que está fazendo uma expansão com espaço para mais 40 lojas. Nos últimos meses, também abriram no empreendimento operações da Happy, Royal Trudel, Ahua, Gente Miúda, OJO by Mr. Ray e Las Quecas e mais oito confirmaram inaugurações de unidades para breve.

Shopping do Centro de Florianópolis, o Beiramar observa que os clientes estão se sentindo mais seguros em comprar, apesar da pandemia, e tem recebido novas operações. Uma delas foi da Vans, marca da Califórnia de artigos esportivos. Também abriram unidades da Lindt Chocolate, Azdora, Piadineria, Smart Tech, Foxton e Unicred.

Em Itajaí, no Bravamall Shopping, serviços de educação passarão a ocupar mais espaços, mas novas lojas se consolidaram na pandemia. Uma delas é a Casas com Alma, das sócias Miriam Pinheiro e Lica Paludo, com produtos para decoração.

Embora tenham redobrado atenções às vendas virtuais, grandes varejistas do Estado mantêm plano de expansão com lojas físicas. É o caso da Koerich, que inaugurou dia 12 deste mês a sua terceira megaloja em Santa Catarina e a 117ª unidade da empresa. A nova loja fica na rua XV de Novembro, em Joinville, com três andares de área de venda, incluindo móveis, eletrodomésticos, itens de decoração, brinquedos e o diferencial de ser Pet Friendly. 

O plano para este ano é crescer 10% no número de lojas físicas – e as mais recentes inaugurações foram em Canoinhas e Luiz Alves, sendo que outras cidades ganharão megalojas este ano.

A Rede Berlanda de móveis e eletrodomésticos, que tem matriz em Curitibanos e 186 unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, está inaugurando uma série de lojas para comemorar seus 30 anos de atividades que completa nesta quarta-feira, 16 de junho. A empresa fundada por Nilso Berlanda abriu em maio superloja em Balneário Camboriú e programou para as próximas semanas a inauguração de mais duas novas unidades, situadas em Iporã do Oeste e Forquilhinhas. Também inaugurará renovação das lojas de Tangará e Laguna.

A empresa, que registrou em 2020 faturamento de meio bilhão de reais e oferece 1,5 mil empregos diretos, tem entre as estratégias a presença em pequenas cidades. No ano passado, cresceu 10,7% em lojas físicas e 240% nas vendas virtuais.

A rede Havan projetou para este ano a abertura de 20 novas lojas e tem como meta a presença em todos os estados brasileiros, antecipou a colega Dagmara Spautz. No ano passado foram abertas 12 unidades e a empresa fechou 2020 com 153 lojas no país. Pelo número de unidades abertas até agora, a maior parte vai estrear no segundo semestre.

Para marcar o aniversário de 35 anos, que acontece neste mês, a companhia fundada por Luciano Hang inaugura nesta quinta-feira (17) a sua 160ª loja, em Aracaju, a primeira no estado de Sergipe. O investimento somou R$ 45 milhões e foram gerados 200 empregos diretos. A última inauguração foi há poucos dias, em Osasco, na Grande São Paulo. Há duas semanas, a rede comunicou a implantação de novo sistema de armazenamento automatizado da SSI Schaefer no centro de distribuição em Barra Velha, SC. Os investimentos

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas