Desde o dia 3 de outubro, quando as fortes chuvas começaram em Santa Catarina, diversas atividades econômicas são afetadas pelas águas. Cidades estão parcialmente alagadas. Mas esses impactos ainda não aparecem na contabilidade da receita do Estado porque a arrecadação é no mês seguinte, explica a Secretaria de Estado da Fazenda, ao destacar que até em 10 de outubro, a arrecadação de impostos foi dentro do esperado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em outra frente, o governo do Estado está se mobilizando para conseguir recursos para investimentos em obras que evitem esses constantes alagamentos em Santa Catarina, em especial no Vale do Itajaí. O governador Jorginho Mello (PL) informou que o Estado vai buscar soluções fazendo dragagem de rios, drenagem, barragens e usinas hidrelétricas, quando possível.

O principal desafio é conseguir recursos. Jorginho Mello informou que já falou com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sobre isso quando ele esteve em Blumenau na semana passada e se reuniu com autoridades, entre as quais o prefeito blumenauense Mário Hildebrandt.

E quando esteve em Brasília, também na última semana, o governador conversou com a senadora Daniela Ribeiro (PSD), relatora do Orçamento da União. Solicitou a ela incluir recursos ao projeto feito pela agência japonesa Jica para o Vale do Itajaí.  

Continua depois da publicidade

No caso de usinas hidrelétricas, a Celesc pode fazer em parceria com investidores privados ou o projeto pode ficar totalmente com a iniciativa privada. Essa solução pode ser mais rápida.

O Estado tem como alternativa, também, recorrer a instituições internacionais como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nesse caso, como é preciso elaborar projetos, é um processo mais demorado, mas pode ser importante porque o importante é fazer bem, para ter soluções no longo prazo.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também:

Fábrica da Portobello inaugurada nos EUA inspira a indústria, diz presidente da Fiesc

Por que incluir o setor de tecnologia na alíquota diferenciada da reforma tributária

Dia Mundial do Ovo: o que Bill Gates, Granja Faria e médico dizem sobre esse alimento

Engie abre 5 mil vagas para cursos de tecnologia e Florianópolis lidera inscrições

Por que seguros não cobrem danos de alagamentos em casas e empresas

Destaques do NSC Total