O Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil, promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) acontece nesta terça-feira (10), em Florianópolis. Serão 22 líderes dessas instituições de estados brasileiros que vão discutir melhorias para o sistema de registros empresariais, destaca o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Fernando Baldissera.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Entre as autoridades presentes na abertura, a partir das 9h, na sede da Federação das Associações Empresariais (Facisc) estarão o governador de SC, Jorginho Mello; a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais, Gregória Benário; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck; o presidente da Jucesc Fernando Baldissera e o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari; e a vice-presidente da Jucesc, Fabiana Eveling.  

De acordo com a Jucesc, nesses encontros, as juntas comerciais definem medidas para modernizar o registro empresarial, torná-lo mais rápido e incentivar boas práticas.

Também começou nesta segunda-feira (09) e vai até terça-feira (10), na sede da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que fica no mesmo prédio da Facisc, a reunião de secretários-gerais e procuradores de estados. Eles discutem problemas enfrentados com frequência pelas juntas comerciais.

Continua depois da publicidade

Um dos problemas que mais preocupam são os pedidos de desarquivamento de atos em função do uso indevido ou falsificação de certificados digitais. Normalmente, nessas reuniões, os secretários e procuradores decidem por procedimentos uniformes em todos os estados.  

Outro grupo que participa dos eventos, o dos executivos da área de tecnologia, vai discutir aspectos técnicos sobre o Portal de Negócios da REDESIM (PNR). A orientação também é uniformizar padrões.

A programação para os líderes de juntas comerciais vai até quarta-feira, quando participarão de uma visita ao Sapiens Parque, um dos principais polos tecnológicos de Santa Catarina.

Leia também

Presidentes de grandes empresas de SC integram lista para prêmio nacional

SC fica em segundo lugar na venda de carros de luxo no país em agosto

Defesa de SC no STF evita perdas bilionárias de arrecadação aos estados

SC soma R$ 13,4 bilhões de investimentos com incentivos na atual gestão

Ator americano e artistas de 10 países expõem na mostra “Dislexia quando arte” em SC

Destaques do NSC Total