Em solenidade com a presença de mais de 50 autoridades estaduais e nacionais, a advogada Cláudia da Silva Prudêncio assumiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina (OAB/SC) na noite de sexta-feira (18), no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Tendo como base da gestão o programa “Mais honorários no bolso da advocacia”, ela informou que a principal prioridade será buscar alternativas para melhorar a remuneração dos advogados, que foi impactada especialmente na pandemia.

Continua depois da publicidade

> Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Primeira mulher a presidir a OAB/SC em 89 anos, Cláudia Prudêncio atua há 20 anos na associação, onde já foi conselheira estadual, integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada e da Comissão Estadual de Direito Empresarial. Formada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-RS), ela tem 45 anos e é especialista em Direito Societário e Empresarial. Também é professora de Direito da Unisul e da Escola Superior de Advocacia (ESA). 

No discurso de posse, ela afirmou que outro compromisso da nova diretoria na gestão que terá duração de três anos (2022 a 2024) é com a diversidade. Disse que sofreu discriminação por ser mulher durante a campanha para eleição da entidade. A defesa dos interesses da sociedade catarinense e da democracia também foram elencadas como relevantes no trabalho da OAB/SC.

Como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) na gestão anterior, foi ela quem comandou as ações para auxiliar os profissionais da categoria que perderam a renda na pandemia. Uma das medidas para atender quem teve que fechar escritório foi a criação de 33 espaços compartilhados, tipo coworking, distribuídos em diferentes cidades do Estado para que os profissionais pudessem continuar atendendo seus clientes. 

Continua depois da publicidade

– Escolhemos focar em soluções concretas, inovadoras e eficientes para proteger a renda da nossa classe. Também teremos um olhar especial para acompanhar as mudanças em curso da nossa profissão, ajudando a proteger a nossa classe das ameaças e capitalizar ao máximo as inúmeras oportunidades que estão surgindo – afirmou Cláudia Prudêncio.

Ainda para melhorar a renda, os planos da nova diretoria incluem a definição de um piso ético regional para a categoria e triplicar o valor dos honorários da advocacia dativa, serviço gratuito de assistência advocatícia oferecido pelo Estado. Outro plano é a implantação do Inova Lab OAB/SC para incentivar maior uso de tecnologia ao setor.

A concorrida solenidade de posse de sexta-feira deu ideia da influência da OAB/SC e da categoria de advogados para as diversas esferas de poder em Santa Catarina. A mesa tinha cerca de 50 autoridades, que ocuparam duas filas de cadeiras.

Mesa de autoridades na posse de Cláudia Prudêncio
Mesa de autoridades na posse de Cláudia Prudêncio teve cerca de 50 convidados (Foto: Isis Lacombe, Divulgação)

Nesse grupo estavam lideranças do setor jurídico, entre as quais o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti e o antecessor de Cláudia Prudêncio em SC, Rafael Horn, que assumiu vice-presidência da OAB nacional. Também participaram o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Ricardo do Valle Pereira, e os presidentes dos tribunais de Santa Catarina, João Henrique Blasi (TJSC), Ernesto Manzi (TRT), Fernando Carioni (TRE), Adircélio de Moraes (TCE), Fernando Comin (MPSC) e Érika Giovanini Reupke (da Justiça Federal em SC).

Continua depois da publicidade

Da esfera política, participaram o governador Carlos Moisés, a vice-governadora Daneila Reinehr, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, a deputada Ada de Luca representando o parlamento estadual e o senador Jorginho Mello, representou o parlamento federal. Entre as autoridades federais vieram o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Jorge Mussi e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Luiz Ramos.

Ao compor a chapa da diretoria, Cláudia Prudêncio também valorizou a participação feminina. Dos oito cargos, quatro são ocupados por advogadas. As mulheres também ocupam dois dos cinco cargos da diretoria da Caixa de Assistência da entidade em SC (CAASC). Veja a seguir:

Diretoria da OAB/SC período de 2022 a 2024

 Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
Vice-presidente: Eduardo Mello (Florianópolis)
Secretária-geral: Teresinha Erbs (Blumenau)
Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin (Chapecó)
Tesoureiro: Rafael Búrigo (Criciúma)
Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen (Florianópolis)
Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell (Itajaí)
Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes (Blumenau)

Diretoria da CAASC
Presidente: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
Vice-presidente: Herta de Souza (São José)
Secretário-geral: Rodrigo Goetten (Lages)
Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel (Joaçaba)
Tesoureiro: Erivelton Filetti (Tubarão)

Destaques do NSC Total