Em solenidade com a presença de mais de 50 autoridades estaduais e nacionais, a advogada Cláudia da Silva Prudêncio assumiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina (OAB/SC) na noite de sexta-feira (18), no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Tendo como base da gestão o programa “Mais honorários no bolso da advocacia”, ela informou que a principal prioridade será buscar alternativas para melhorar a remuneração dos advogados, que foi impactada especialmente na pandemia.
Continua depois da publicidade
> Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Primeira mulher a presidir a OAB/SC em 89 anos, Cláudia Prudêncio atua há 20 anos na associação, onde já foi conselheira estadual, integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada e da Comissão Estadual de Direito Empresarial. Formada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-RS), ela tem 45 anos e é especialista em Direito Societário e Empresarial. Também é professora de Direito da Unisul e da Escola Superior de Advocacia (ESA).
No discurso de posse, ela afirmou que outro compromisso da nova diretoria na gestão que terá duração de três anos (2022 a 2024) é com a diversidade. Disse que sofreu discriminação por ser mulher durante a campanha para eleição da entidade. A defesa dos interesses da sociedade catarinense e da democracia também foram elencadas como relevantes no trabalho da OAB/SC.
Como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) na gestão anterior, foi ela quem comandou as ações para auxiliar os profissionais da categoria que perderam a renda na pandemia. Uma das medidas para atender quem teve que fechar escritório foi a criação de 33 espaços compartilhados, tipo coworking, distribuídos em diferentes cidades do Estado para que os profissionais pudessem continuar atendendo seus clientes.
Continua depois da publicidade
– Escolhemos focar em soluções concretas, inovadoras e eficientes para proteger a renda da nossa classe. Também teremos um olhar especial para acompanhar as mudanças em curso da nossa profissão, ajudando a proteger a nossa classe das ameaças e capitalizar ao máximo as inúmeras oportunidades que estão surgindo – afirmou Cláudia Prudêncio.
Ainda para melhorar a renda, os planos da nova diretoria incluem a definição de um piso ético regional para a categoria e triplicar o valor dos honorários da advocacia dativa, serviço gratuito de assistência advocatícia oferecido pelo Estado. Outro plano é a implantação do Inova Lab OAB/SC para incentivar maior uso de tecnologia ao setor.
A concorrida solenidade de posse de sexta-feira deu ideia da influência da OAB/SC e da categoria de advogados para as diversas esferas de poder em Santa Catarina. A mesa tinha cerca de 50 autoridades, que ocuparam duas filas de cadeiras.
Nesse grupo estavam lideranças do setor jurídico, entre as quais o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti e o antecessor de Cláudia Prudêncio em SC, Rafael Horn, que assumiu vice-presidência da OAB nacional. Também participaram o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Ricardo do Valle Pereira, e os presidentes dos tribunais de Santa Catarina, João Henrique Blasi (TJSC), Ernesto Manzi (TRT), Fernando Carioni (TRE), Adircélio de Moraes (TCE), Fernando Comin (MPSC) e Érika Giovanini Reupke (da Justiça Federal em SC).
Continua depois da publicidade
Da esfera política, participaram o governador Carlos Moisés, a vice-governadora Daneila Reinehr, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, a deputada Ada de Luca representando o parlamento estadual e o senador Jorginho Mello, representou o parlamento federal. Entre as autoridades federais vieram o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Jorge Mussi e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Luiz Ramos.
Ao compor a chapa da diretoria, Cláudia Prudêncio também valorizou a participação feminina. Dos oito cargos, quatro são ocupados por advogadas. As mulheres também ocupam dois dos cinco cargos da diretoria da Caixa de Assistência da entidade em SC (CAASC). Veja a seguir:
Diretoria da OAB/SC período de 2022 a 2024
Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
Vice-presidente: Eduardo Mello (Florianópolis)
Secretária-geral: Teresinha Erbs (Blumenau)
Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin (Chapecó)
Tesoureiro: Rafael Búrigo (Criciúma)
Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen (Florianópolis)
Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell (Itajaí)
Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes (Blumenau)
Diretoria da CAASC
Presidente: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
Vice-presidente: Herta de Souza (São José)
Secretário-geral: Rodrigo Goetten (Lages)
Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel (Joaçaba)
Tesoureiro: Erivelton Filetti (Tubarão)