Bebida típica do Brasil conhecida no mundo, a cachaça tem produtores dedicados e rótulos de alto padrão em Santa Catarina. Prova disso foi que alambiques do Estaco conquistaram 11 prêmios no 11º Concurso Expocachaça, que é nacional, mas o mais reconhecido do mundo. O prêmio máximo de Duplo Ouro foi concedido para a cachaçaria Imperador, de Santo Amaro da Imperatriz, na categoria Safras Especiais.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC pelo Telegram

A participação de SC no evento contou com sete pequenos produtores que foram apoiados pelo Sebrae/SC, numa parceria com a Associação Catarinense de Produtores de Cachaça e Aguardente de Qualidade (Acapacq).

Com a experiência de quem disputa o concurso há cinco anos, a Cachaçaria Imperador conquistou também prêmio na categoria Bebidas Mistas com Cachaça. Sempre usando nomes ou funções de integrantes da família real, a empresa já conquistou medalhas de ouro também com as cachaças Pedro II, Leopoldina e Teresa Cristina.

A lista de prêmios da edição 2022 das catarinenses apoiadas pelo Sebrae e Acapacq tem, também, medalhas de prata das cachaçarias Bylaardt, Refazenda, Sacca, Wruck, Crocetta e Imigrante.

Continua depois da publicidade

Segundo o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, o objetivo com a parceria é tornar essas empresas mais competitivas no mercado nacional e internacional, mostrando o potencial catarinense para esse segmento.

A exemplo de outras empresas de bebidas como vinícolas e cervejarias, as cachaçarias também começam a se abrir para visitantes. Uma das que aderiram a esse serviço receptivo é a Imperador, de Santo Amaro.

Destaques do NSC Total