Segmento que cresce de forma acelerada no Estado e na Grande Florianópolis com especial impulso ao turismo, as cervejarias artesanais enfrentam barreiras para um melhor desenvolvimento dos seus negócios na Capital.

Continua depois da publicidade

Para melhorar esse ambiente, o prefeito em exercício, João Batista Nunes, encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que foi assinado na quinta pela prefeitura, na presença de lideranças do setor. Um dos obstáculos atuais é a ampliação da produção em determinadas regiões do município.

Participaram do evento o superintendente de Desenvolvimento do município e presidente da Ampe Metropolitana Piter Santana, o presidente da União Cervejeira, Renildo Nunes e a coordenadora regional do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, que confirmou mais um ano de parceria para o desenvolvimento do projeto Caminho Cervejeiro. 

Cases de SC

Quem se empenhou para trazer o evento da Acrefi para SC foram os diretores regionais da entidade, Giorgio Donini, presidente da Santinvest e Marcos Teixeira da Rosa, diretor da Kredilig, empresa de crédito da rede Lojas Koerich. As duas empresas integram a vertical de fintechs da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), são usuárias de tecnologia e também investidoras na área. Ontem, no evento, foram apresentados 10 projetos de fintechs da vertical da Acate. Segundo Donini, parte deles oferecem serviços que podem ser usados pelas empresas da própria vertical. 
 

Acrefi vê cenário melhor

A eleição de um presidente com perfil mais liberal, Jair Bolsonaro, animou o mercado. Uma pesquisa realizada pela Acrefi em parceria pela Kantar TNS logo após a eleição mostrou isso, observou o presidente da entidade, Hilgo Gonçalves. Em abril, apenas 29% estavam otimistas. Após a eleição, 60% passaram a ter maior confiança na economia. O cenário de crédito também melhorou. O credito para recursos livres a pessoa física deve fechar o ano com alta de 7% e para 2019 subirá de 9% a 12%.
 

Continua depois da publicidade


Ênfase no turismo

O presidente da Floripa Airport, concessionária do aeroporto de Forianópolis, Tobias Markert, recebeu do presidente do Floripa Convention & Visitors Bureau, Humberto Freccia Netto, uma placa alusiva à entrada da empresa suíça no grupo. Tobias voltou a falar da importância do trade turístico catarinense se unir e manter um único foco para comentar o turismo no Estado. 
– O Floripa Convention tem um papel fundamental nas ações que contribuem para o desenvolvimento turístico de Florianópolis. A Floripa Airport está orgulhosa de ser um novo membro – afirmou o executivo. 
 

Posse na ACI

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista empossa a diretoria para novo mandato na próxima terça-feira.  O atual presidente, Ademir Arnon, assumirá novo mandato de mais dois anos à frente da entidade. A principal novidade são novas diretorias da associação, criadas a partir de consultoria do Sebrae/SC. Tomarão posse também a vice-presidência, tesouraria e secretariado, além das diretorias regionais. 

Foram instituídas  diretorias estratégicas de Marketing, Administrativa, Expansão, Inovação, Capacitação, Relações Institucionais (setor privado e público), Imagem e Reputação, Núcleo de Agências de Comunicação, Relacionamento com as Regionais, Assuntos Culturais, Empreendedorismo, Acadêmico e de Comunicação. O evento será na nova sede da entidade, no bairro Agronômica. 

 

Leia também:

Servidores estaduais cedidos a outros órgãos custam R$14,5 milhões por ano ao poder executivo

Continua depois da publicidade