O empenho de empresas e instituições catarinenses em inovar teve como resultado uma participação destacada do Estado no 7º Prêmio Nacional de Inovação, entregue na noite desta terça-feira, em São Paulo. As empresas WEG, Nanovetores, Nugali e Aquarela conquistaram primeiros lugares. Além disso, também ficaram no topo três grupos que têm parcerias de inovação com a Fundação Certi, de Florianópolis: Embraer, O Boticário e Basf.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Principal reconhecimento da inovação no Brasil, o prêmio é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae nacional, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

A WEG, de Jaraguá do Sul, ficou em primeiro lugar na modalidade Grandes Empresas, categoria Gestão da Inovação e a Nanovetores, de Florianópolis, que atua com nanotecnologia, foi vencedora na modalidade Média Empresa, categoria Inovação e Sustentabilidade.

Ainda na modalidade Média Empresa, a Nugali Chocolates, de Pomerode, ficou em primeiro lugar na categoria Inovação em Produto. Na modalidade Pequena Empresa, categoria Inovação em Produto, a vencedora foi a Aquarela Analytics, de Florianópolis, que atua com inteligência artificial na indústria.

Continua depois da publicidade

Outro destaque de SC foi a empresa Café Jurerê, de Tijucas. Foi uma das três finalistas na modalidade Média Empresa, Inovação em Produto.

A Fundação Certi comemorou o resultado porque sua atuação tem impacto sobre cinco premiadas. Isso porque a WEG também é grupo parceiro em pesquisa e a Nanovetores, que atua com nanotecnologia, nasceu na Incubadora Celta e hoje está na Inovalab, do Sapiens Parque, ambos projetos da Certi.

Na avaliação do superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação da Fundação Certi, Laercio Aniceto Silva, o sucesso dessas empresas parceiras também é o sucesso instituição. Sinaliza que a Certi está no caminho certo na promoção de inovação para diferentes setores econômicos.

Destaques do NSC Total