O queijo Serramar, elaborado pela Queijaria Boca da Serra, da Grande Florianópolis, conquistou medalha de prata na 37ª edição World Cheese Awards, em Berna, na Suíça. A disputa foi com mais de 5 mil produtos inscritos do mundo todo nesse que é considerado o maior concurso do setor. A nota alta, segundo jurados, foi porque o produto lembra creme de leite fresco com notas de caramelo e um dulçor cítrico. A casca amarelada é porque o produto é lavado com cerveja artesanal, resultando em aromas maltados e amadeirados.

Continua depois da publicidade

A queijaria Boca da Serra, na microrregião da Serra do Tabuleiro, foi fundada pela farmacêutica bioquímica Daiani de Bem Borges há dois anos. Os produtos sempre se destacaram em função da qualidade diferenciada. A empreendedora consegue combinar dedicação com metodologia e ciência.

Veja mais imagens sobre a queijaria premiada:

O concurso na Suíça, o maior do mundo, é realizado com avaliações às cegas por 265 jurados de 14 países. Queijos de 46 países foram analisados com base na aparência, aroma, estrutura, textura e sabor. O Brasil participou com 175 produtos. Cinco queijos receberam medalha de ouro, 19 de prata e 26 de bronze.

A queijaria Boca da Serra está localizada em Morro do Cedro, na divisa dos municípios de Águas Mornas e Rancho Queimado, a 800 metros acima do nível do mar. O leite é da região e os queijos são maturados no local também.

Continua depois da publicidade

– Nós compramos leite de um pequeno produtor da região. O leite é coletado na hora da ordenha e processado assim que chega na queijaria. Os queijos são produzidos com leite de vacas Jersey criadas a pasto. Para comprar o leite fomos atrás de um produtor responsável e preocupado com o bem-estar animal, com as boas práticas de higiene e com o meio ambiente. Nosso objetivo é desenvolver queijos com identidade própria, que valorizem as características locais e naturais na região no qual estamos inseridos, com respeito ao meio ambiente. Buscamos o equilíbrio entre o novo e o tradicional – explica Daiani Borges.

Leia também

Campanha “Aqui Não” une forças em SC para combater a violência contra mulheres

Parceria pelo fim da violência contra a mulher une entidades públicas e privadas em SC

Angeloni inaugura novo supermercado em Jurerê Internacional

WEG anuncia cidade que vai receber nova fábrica de quase R$ 1 bilhão

Financiamentos de SC junto ao BNDES chegam a R$ 14,1 bilhões até setembro