publicidade

Estela

Geração de energia

Rede de supermercados da Grande Florianópolis investe em energia solar

Compartilhe

Por Estela Benetti
05/03/2018 - 22h48 - Atualizada em: 06/03/2018 - 11h30
(Ztec, Divulgação)

A rede Hippo de supermercados da Grande Florianópolis inaugurou na segunda-feira a primeira usina solar em telhado (foto). É no centro de distribuição da empresa sediado em Canasvieiras, no Norte da Ilha de SC. Segundo o diretor comercial do Hippo, Josiano Saqueti, foram investidos R$ 550 mil em 474 placas solares e a nova usina tem capacidade para gerar 154.500 Kilo-Whatts-pico (Kwp), o suficiente para suprir 100% da necessidade do prédio. O sistema foi fornecido pela empresa catarinense Ztec e, segundo Josiano Saqueti, o plano da rede é instalar usinas também nas lojas da Pedra Branca, em Palhoça, e em Coqueiros, na Capital.

Hospital e clínica unidos

Instituição de Florianópolis que no último ano registrou crescimento acelerado de atendimentos, o Hospital Baía Sul fez planejamento estratégico único com a Clínica Imagem, que acaba de completar 24 anos e foi a precursora do principal complexo hospitalar privado da capital. 

As prioridades das duas instituições este ano são segurança do paciente, qualidade no atendimento e perspectivas de crescimento. A ocupação média do hospital, hoje, varia entre 85% e 90%. O Baía Sul avançou no atendimento de AVCs, seguindo com rigor protocolo internacional. O hospital conta, também, com os mais modernos aparelhos de ressonância e tomografia do mundo. Na foto, equipes das duas instituições com o presidente do Baía Sul, o médico Sergio Brincas.

Com a República Tcheca

Agora, com a criação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-República Tcheca, que terá sede em Florianópolis e será presidida pelo empresário Bruno Breithaupt, da Fecomércio-SC, os catarinenses têm mais motivos para visitar o encantador país europeu com a bela capital Praga. Breithaupt vê potencial de mais negócios com o país europeu, nos segmentos de alimentos, autopeças, armas e outros.

Líder em cerveja

Um dos pontos altos da economia da República Tcheca é a produção de cervejas de qualidade. O país é líder no consumo per capita de cerveja, com média de 

144 litros/ano por habitante, informou o chefe do setor comercial e econômico da embaixada do país no Brasil, Petr Klima. Há cerveja feita com a mesma fórmula desde o ano de 1291.  Um plano é trocar conhecimento com cervejarias de Santa Catarina.

Drama da BRF

Um ex-executivo da Sadia em SC, que atuou por mais de 30 anos na empresa, disse que ontem foi um dia muito triste para ele. O motivo foram as denúncias da Polícia Federal que abalaram a qualidade dos produtos da empresa, o que foi sempre prioridade do fundador da companhia, Attilio Fontana. Segundo ele, o seu Attilio sempre dizia que os produtos tinham que ter a melhor qualidade, como aqueles que os empregados ofereciam para seus filhos. Pelo jeito, esta lição os últimos diretores da BRF não aprenderam.

Leia todas as publicações de Estela Benetti

Veja também:

Projeto catarinense propõe reaproveitar sobras da maricultura e carcinucultura

Empresários se reúnem em Jaraguá do Sul para apresentar movimento Brasil 200

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade