publicidade

Navegue por

publicidade

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

Estela Benetti

Bairro do aeroporto de Florianópolis terá serviço de locação de bicicletas

Por Estela Benetti

17/07/2019 - 17h42

O serviço de locação compartilhada de bicicletas da Yellow, oferecido em Florianópolis desde dezembro do ano passado, será ampliado a partir deste sábado, 20 de julho, com a inclusão do bairro Carianos, do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Serão mais dois quilômetros quadrados com os serviços que chegarão a um total de 16,5 quilômetros quadrados na Capital.

Continuar lendo

Agora, Alesc e Fazenda precisam trabalhar no projeto do "rescaldo"

Por Estela Benetti

17/07/2019 - 13h36

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, na manhã de hoje, o projeto de lei 174, que visa convalidação de incentivos fiscais. Esse PL foi apresentado pelo governo do Estado, mas como o Confaz prorrogou o prazo para receber as listas de incentivos até 31 de agosto, as mudanças que afetam a competitividade de empresas do Estado e ficaram pendentes terão soluções encaminhadas num projeto de “rescaldo”, prometido pelo secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli. O objetivo dos parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação é analisar cada caso para que o Estado não perca empresas ou mercados, evitando que, ao invés de SC ter um crescimento na arrecadação, vai ter um decréscimo.

Continuar lendo

Contas do Estado mais ajustadas no primeiro quadrimestre

Por Estela Benetti

17/07/2019 - 05h45

Os números das grandes contas do governo estadual catarinense no primeiro quadrimestre do ano – período de janeiro a abril – mostram que a gestão do governador Carlos Moisés e equipe conseguiu um melhor equilíbrio entre receitas e despesas correntes, apesar de os desafios serem ainda grandes. Conforme análise do economista Paulo Zoldan, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) no último boletim mensal divulgado sexta, uma das melhoras mais importantes foi nas despesas com a folha.

Continuar lendo

Celesc alerta sobre golpe em nome da Aneel

Por Estela Benetti

16/07/2019 - 20h29

A Celesc informa que nos últimos dias clientes da companhia têm recebido mensagens em nome da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, com o objetivo de cobrar dívidas, mas trata-se de uma irregularidade. Segundo a Celesc, a Aneel não costuma encaminhar e-mails que remetem a links para fazer download ou consultar informações, nem com faturas de cobranças. Quem receber e-mail assim, não deve abrir. Na dúvida, ligar para 167, número gratuito da companhia.

Continuar lendo

Grupo Koch inaugura supermercado em Penha e projeta mais cinco lojas

Por Estela Benetti

16/07/2019 - 19h44

Nesta terça-feira (16), o Grupo Kock de supermercados, com matriz em Tijucas, inaugurou sua 23ª loja, uma da rede SuperKoch, situada no município de Penha, no litoral Norte do Estado. Fundado há 25 anos pelos irmãos Kock, de Antônio Carlos, o grupo projeta mais cinco lojas para 2019, totalizando investimentos de R$ 90 milhões no ano e previsão de faturamento de R$ 1,6 bilhão para o período. A empresa, que ficou em 33º lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) por índice de eficiência, chegará este ano a 4 mil empregos diretos, sendo 800 nas seis novas lojas deste ano.

Continuar lendo

Bolshoi terá contrato renovado por mais cinco anos e novo teatro em Joinville

Por Estela Benetti

16/07/2019 - 06h15

Joinville inicia nesta terça (16) mais uma edição do Festival de Dança, evento de turismo cultural consolidado, que ganha força por estar ao lado da Escola Bolshoi do Brasil, que no ano que vem completará 20 anos. O presidente da instituição, Valdir Steglish, adianta que o contrato da franquia com a Rússia será renovado por mais cinco anos e o Bolshoi vai ganhar um teatro em Joinville, em parceria com a Sociesc. Ele permitirá uma agenda de apresentações a turistas, a exemplo do que ocorre com as principais escolas de dança do mundo.

Continuar lendo

Pendências na Alesc para a votação do projeto de incentivos fiscais 

Por Estela Benetti

16/07/2019 - 05h15

Apesar de a Comissão de Finanças e Tributação da Alesc ter votado os projetos na segunda-feira e encaminhado eles para apreciação do plenário na quarta-feira, o Comitê de Defesa da Competitividade da Economia de SC entregou um documento ao presidente da comissão, deputado Marcos Vieira (PSDB) e aos demais integrantes pedindo o adiamento da votação desta quarta para que os cortes em benefícios sejam melhor analisados. Mas Vieira disse ontem que há um acordo com o secretário da Fazenda, Paulo Eli, de incluir em um novo projeto, denominado de PL do rescaldo, todos os 17 a 18 segmentos não contemplados nas leis que estão sendo votadas. Ainda há dúvida se todos serão ouvidos e atendidos.   

Continuar lendo

Atividade econômica de SC cresce 3,2% e fica em 4º lugar no país

Por Estela Benetti

16/07/2019 - 04h15

A economia catarinense segue impactada pelos os efeitos do baixo ritmo nacional. O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central do Brasil (BC) e considerado uma prévia do PIB apurou que o Estado fechou o período de janeiro a maio com crescimento de 3,18% frente ao mesmo período do ano passado, mas na comparação de maio com o mês anterior, com ajustes sazonais, teve retração de –0,1%. Em relação a maio de 2018, em função dos impactos da greve dos caminhoneiros, o crescimento de SC alcançou 8,11%.

Continuar lendo

Arrecadação tributária de maio foi 20,5% maior em relação ao mesmo mês do ano passado

Por Estela Benetti

15/07/2019 - 17h00

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) divulgou o boletim econômico de junho, com análise do economista da pasta, Paulo Zoldan. Ele destaca que a arrecadação tributária de maio cresceu 20,5% frente ao mesmo mês do ano passado, no acumulado do ano subiu 16,1% e nos últimos 12 meses, acumulou alta de 15,7%. O salto de maio foi fora da curva porque a comparação é com maio de 2018, mês da greve dos caminhoneiros, quando a economia parou 10 dias. Frente ao mês anterior, abril, a receita tributária caiu 1,4%. Considerando a receita corrente líquida, que resta para o Estado, a alta acumulada em 12 meses ficou em 11,5% devido à queda de outras receitas correntes.

Continuar lendo
Exibir mais
Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação