A multinacional catarinense Portobello Grupo, empresa de revestimentos cerâmicos que tem fábricas no Brasil e Estados Unidos e uma rede de 160 lojas no mercado brasileiro, a Portobello Shop, se destaca no uso de tecnologia e inovação para crescer. Atualmente, usa inteligência artificial principalmente para previsão de vendas e gestão de demanda com foco na assertividade nas operações que realiza.

Continua depois da publicidade

As informações são do vice-presidente de Varejo e Inovação do Portobello Grupo e CEO da rede Portobello Shop, Romael Soso. Com matriz em Tijucas, na Grande Florianópolis, a Portobello também tem mantido um relacionamento muito próximo dos seus principais clientes estratégicos, que são os arquitetos.

A “Comunidade Portobello+Arquitetura, conta com mais de 42 mil participantes no Brasil. E uma das ações é focada em inovação aberta, que a empresa chama de colaborativa. É via projeto Coletivo Criativo, em que arquitetos criam em inovações colaborativas com a empresa, explica o executivo.  

Administrador de empresas com pós-graduação em Educação Executiva e Estratégia de Marketing de Consumo pela Kellogg School of Management da Northwestern University, nos EUA, Romael Soso tem 20 anos de experiência em marketing e varejo. Após atuar em empresas como Renner, Hering e Grendene, ele ingressou no Portobello Grupo em 2021, quando assumiu como CEO da rede Portobello Shop e, em 2025, foi promovido a vice-presidente Corporativo de Varejo e Inovação. Saiba mais sobre ações do Portobello Grupo na entrevista de Soso a seguir:

O que o Portobello Grupo vem fazendo na área de inovação e como está usando inteligência artificial?

Continua depois da publicidade

– O Portobello Grupo tem a inovação como um processo contínuo e estruturado, formalizado desde 2017 por meio do Ciclo da Inovação, que orienta o desenvolvimento de produtos e a busca por novas experiências. Esse ciclo é vivo e tem iniciativas de “dentro” da empresa para fora e vice-versa.

Esse processo envolve pesquisas, viagens, laboratórios semanais com profissionais da arquitetura, parcerias e cocriação com profissionais criativos, conectando design, arquitetura e outras áreas que envolvem criatividade e inovação. O resultado são coleções autorais que expressam diferentes olhares e aprimoram a experiência do cliente.

No varejo, a Portobello Shop, unidade do Portobello Grupo, investe continuamente em tecnologia para aprimorar todas as etapas do processo, da venda à entrega do produto. Nos últimos anos, a empresa intensificou a digitalização do negócio, com foco na experiência do cliente, implementando pesquisas de NPS (Net Promoter Score) em todas as lojas e redesenhando a jornada de compra com base em metodologias de Customer Experience (CX).

A rede de varejo amplia esse conceito com a aplicação prática da inteligência artificial utilizada para previsão de vendas e gestão de demanda, o que garante maior assertividade e eficiência operacional. Essa transformação tecnológica tem elevado a satisfação do cliente, assegurando a disponibilidade de produtos, reduzindo perdas e otimizando estoques, uma evolução que consolida a Portobello como referência em inovação no setor de revestimentos cerâmicos.

Continua depois da publicidade

A companhia conta com um Coletivo Criativo integrado por uma base de arquitetos. Que projetos são desenvolvidos e como os interessados podem participar?

– A Portobello Shop mantém um relacionamento próximo e contínuo com arquitetos por meio da Comunidade Portobello+Arquitetura, que reúne mais de 42 mil profissionais em todo o Brasil. Um dos principais projetos dessa rede é o Coletivo Criativo, iniciativa que traduz o conceito de cocriação e inovação colaborativa, pilares fundamentais do Ciclo da Inovação da marca.

O Coletivo Criativo convida arquitetos e designers a participarem de viagens de pesquisa e imersão cultural, nas quais cada destino serve de inspiração para o desenvolvimento de novas linhas de produtos com a Portobello. Entre os locais já visitados estão Copenhague (Dinamarca, 2017), Reykjavik (Islândia, 2018), Berlim (Alemanha, 2019), Doha (Catar, 2022), Tel Aviv e Jerusalém (Israel, 2023), além da Provence (França, 2024) e Chicago (EUA, 2025).

Essas experiências resultaram em criações que traduzem diferentes referências culturais, como a linha Dansk (inspirada na cultura nórdica), a mesa de apoio Harpa (inspirada na natureza da Islândia), o revestimento Berliner (inspirado em Berlim) e a linha Qatari (inspirada em Doha). Para participar, os interessados devem integrar a Comunidade Portobello+Arquitetura. A seleção é feita a cada edição do programa e está relacionada ao nível de engajamento e relacionamento com a marca ao longo do ano, o que reforça o propósito da marca de unir design, cultura, experiência e colaboração como motores da inovação.

Continua depois da publicidade

Quantas lojas físicas a Portobello Shop possui atualmente e como atua com vendas virtuais?

– A Portobello Shop conta com mais de 160 lojas físicas distribuídas em todo o Brasil, e um de nossos pilares estratégicos é a experiência em loja. O modelo de operação combina atendimento presencial especializado com soluções integradas, que permitem ao cliente ter acesso ao portfólio de solução completa da marca.

Em relação à frente virtual, temos uma presença consolidada em diferentes canais digitais e de redes sociais, que usa o conteúdo inspiracional e o tráfego pago para alcançar e qualificar potenciais clientes, gerar leads e então levar essas oportunidades às lojas. Hoje, conseguimos mapear essa jornada de influência e tem sido uma boa estratégia de ativação para conectar diretamente o on e o off-line.

Uma iniciativa diferenciada da empresa foi a abertura de um espaço virtual em parceria com a Leroy Merlin. Como funciona e que resultados estão sendo alcançados?

– O Portobello Grupo atua por meio de quatro canais de venda, cada um com estratégias, objetivos, públicos e portfólios próprios e diferenciados: Portobello Shop, Revenda, Engenharia e Exportação. A Portobello Shop tem como foco o especificador e o cliente final, oferecendo experiências completas de marca e soluções em revestimentos. A Revenda distribui os produtos em home centers e pontos de venda parceiros em todo o país. A área de Engenharia concentra-se no atendimento de grandes empreendimentos e obras de alta complexidade. Já a Exportação é responsável por levar o design e a inovação do portfólio Portobello ao mercado internacional.

Continua depois da publicidade

A parceria com a Leroy Merlin nasceu dentro da estratégia do Grupo voltada para a unidade de negócios da Revenda, com o objetivo de ampliar conexões com o consumidor por meio de novos formatos digitais. Criamos um projeto de retail media que posiciona a Portobello em um espaço virtual privilegiado dentro do ecossistema da varejista, permitindo apresentar nosso portfólio, inspirar o cliente e facilitar a jornada de compra.

O primeiro passo foi focar em lançamentos estratégicos, e não em todo o portfólio. Para marcar o início da ação, realizamos uma colaboração com o designer Marcelo Rosenbaum, que apresentou uma coleção exclusiva desenvolvida para o canal Revenda. Essa ativação reforçou a integração entre os universos físico e digital, aproximando ainda mais o consumidor da marca.

Além da presença no ambiente online, o projeto contempla ações nas lojas físicas da Leroy Merlin, com uma comunicação integrada que amplia a lembrança de marca e proporciona uma experiência mais fluida entre os dois canais.

Essa abordagem também permite mensurar com precisão o impacto dos investimentos em mídia e em conteúdo. O projeto mostra resultados significativos, comprovando que investir em retail media é um caminho potente para fortalecer o relacionamento com o consumidor e gerar resultados concretos para o negócio.

Continua depois da publicidade

Leia também

WEG investe R$ 280 milhões em Itajaí para produzir sistemas BESS para armazenar energia

Rede de incubadoras da Acate e Sebrae abre inscrições para startups em SC

Florianópolis inaugura a “Rua dos guarda-chuvas”

Economista diz que o emprego em SC enfrenta espiral negativa e explica razões

Fiesc assina parceria para apoiar formação de jovens do Instituto Padre Vilson Groh

Juro alto e menor atividade econômica reduzem expansão do crédito, diz  Febraban

Augusto Cury e Roberto Justus serão palestrantes no Empreende Brazil 2026 em SC