Numa ação para colaborar com a geração de oportunidades profissionais de jovens da Grande Florianópolis, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) assinou parceria com o Instituto Padre Vilson Groh (IVG) durante a reunião da diretoria, nesta sexta-feira (30). A cooperação prevê apoio para estruturar o Centro de Inovação Social do Instituto e realização de capacitações técnicas alinhadas com as demandas do mercado.
Continua depois da publicidade
O presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, recebeu o fundador e presidente do IVG, o Padre Vilson Groh, e também empresários apoiadores do instituto, Walter Koerich, do Grupo Koerich, Felipe Cassol, da Cassol Centerlar, e Valério Gomes, do Grupo Portobello. Eles participaram da solenidade de assinatura na Fiesc.
Veja imagens do Centro de Inovação do IVG e da solenidade de assinatura do acordo com a Fiesc:
Pelo acordo, a federação vai prestar colaboração técnica aos processos de compras e doações necessários à implantação do centro de inovação, que fica na Comunidade Monte Serrat, Centro de Florianópolis. Esse apoio incluirá cobertura predial, sistemas hidrossanitário e elétrico, mobiliário, equipamentos e infraestrutura, além do suporte técnico para garantir eficiência, agilidade e boas práticas nessas aquisições.
A Fiesc destacou que essa parceria prevê também a realização de capacitações em qualificação profissional e técnica em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho. Também prevê apoio à captação de recursos para o desenvolvimento e a operação do projeto, ampliando sua sustentabilidade e potencial de impacto.
Continua depois da publicidade
– Não estamos falando de uma ideia ou de um projeto em discussão. Estamos falando de uma iniciativa pronta para sair do papel, com governança definida e foco em gerar resultados reais, como formação profissional, empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho – destacou Seleme.
O projeto do Centro de Inovação Social do IVG prevê a formação de até 500 jovens, com foco na qualificação profissional, desenvolvimento de competências empreendedoras voltadas ao mercado, com ênfase nas áreas de tecnologia, inovação e serviços.
O padre Vilson Groh enfatizou que essa iniciativa é voltada para a geração de oportunidades e não em assistencialismo. A colaboração da Fiesc, referência em formação profissional, será estratégica.
– Nosso trabalho é gerar caminhos reais de desenvolvimento. Acreditamos na construção conjunta entre setor produtivo, poder público e organizações sociais. A juventude tem talento, vontade e capacidade. O que precisa é oportunidade, formação e espaço para crescer – afirmou o padre Vilson.
Continua depois da publicidade
O padre Vilson Groh trabalha há mais de 45 anos com atuação na área social na periferia de Florianópolis. O IVG, instituto que fundou e lidera, atendeu 4,7 mil crianças e adolescentes em 2024, frequentadoras das diversas instituições que integram a rede que fundou. O desafio diário é cuidar das crianças, com ênfase no futuro, que passa pela educação. Nesse período, muitos jovens se formaram e conquistaram empregos em organizações de referência.
– Temos jovens das comunidades trabalhando no Hospital Sírio-Libanês, professores universitários, profissionais da saúde, do direito e da tecnologia. Isso mostra que investir em gente é investir no futuro da cidade – destacou o padre.
Após a assinatura, o presidente da Fiesc afirmou que a entidade pode ser parceira de iniciativas com esses propósitos em outras regiões de Santa Catarina.
Leia também:
Florianópolis ganha “Rua dos guarda-chuvas”, nova atração colorida na cidade
Multinacional Tigre é nova patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro
Grife global da indústria, WEG avança em produtos ao consumidor final
Líderes da WEG e da DR reconhecem no ensino de música impulso criativo para engenharias
Acordo Mercosul-UE abre espaços para vendas bilionárias pelos pequenos negócios








