A conexão pessoal em ecossistemas de inovação é fundamental para acelerar o desenvolvimento de negócios. É com base nisso que empresas de tecnologia estão reduzindo o home office e retomando atividades em escritórios. Essa tendência tem aquecido o mercado de locações na chamada Rota da Inovação de Florianópolis, a SC-401, que conta com uma série de empreendimentos voltados a empresas de tecnologia e outras.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
O complexo empresarial SC 401 Square Corporate, da CFL Locações, projeta um aumento de público de 33% neste segundo semestre em função da maior vacinação. A companhia também espera locar alguns espaços que ainda estão disponíveis. Antes da pandemia, o SC 401 recebia uma média de 4,5 mil pessoas por dia. Até o final deste ano, espera chegar a 6 mil. Entre as empresas que acabam de confirmar unidade no complexo estão a Messem Investimentos, nova sócia da XP, e a Delivery Much, APP que tem a Stone como acionista, informa o diretor da CFL Locações, Rafael D’Arriaga. Companhias como a Vitru (Uniasselvi), Statkraft e Exact Sales estão no empreendimento.
No Passeio Primavera
A empresa Passeio, do grupo Pedra Branca, concluiu em meio à pandemia um novo prédio corporativo no Passeio Pedra Branca, na SC-401. O empreendimento está quase todo ocupado e a preferência foi para empresas de tecnologia que vão usar os espaços para escritório, mas com a opção de home office. Por isso, os ambientes são mais atrativos, com um restaurante no térreo e praças, explica o CEO da Pedra Branca, Marcelo Gomes. A intenção foi criar ambientes para as pessoas “se esbarrarem”, disse ele, sobre a importância de promover aproximação entre profissionais de tecnologia. Entre os diferenciais, está uma escola infantil bilíngue, a Dinâmica, para facilitar o convívio com pais que também trabalham no complexo. O Passeio Primavera, onde também está a sede da Associação Catarinense de Tecnologia e uma série de outras empresas, conta com um fluxo diário de aproximadamente 4,5 mil pessoas.
Profissionais de TI de volta
Outro complexo empresarial da SC-401 que está registrando maior interesse por locação e volta das pessoas ao trabalho após a vacina é o Tecno Towers, da Furtado de Mendonça Empreendimentos, no Parque Tecnológico Alfa. Segundo o empresário Celso Furtado de Mendonça, empresas grandes como a Cresol já retornaram com 90% do pessoal. As empresas menores, de tecnologia, retornaram com quase 100% das equipes. Com um prédio inaugurado há um ano, ele diz que também há uma retomada de locações. Antes da pendemia, a ocupação desse novo espaço estava em 50% e, agora, subiu para 90%. No Shopping Casa e Design da SC-401, também do grupo, a ocupação é quase total. As lojas de móveis tiveram seu melhor ano em 2020, quando as pessoas investiram mais em suas casas. A área de gastronomia do empreendimento está retomando expectativa é de normalidade até o final do ano, estima o empresário.
Continua depois da publicidade