A preferência de muitos turistas por viajar em Santa Catarina aparece nos números do IBGE. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de fevereiro mostrou que nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano, Santa Catarina registrou o maior crescimento do setor turístico do país, uma alta de 11% frente aos 12 meses anteriores.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O setor também cresceu no Brasil, mas 4,3% no mesmo período. Essa série anualizada é a mais importante porque ela mostra a consistência de um setor econômico no médio e longo prazo. O estado teve um recuo no setor de -1,1% em fevereiro frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, confirmando que o fluxo turístico de janeiro é sempre maior no estado.

Na comparação entre fevereiro de 2025 em relação a fevereiro de 2024, o setor turístico cresceu 13,7% em Santa Catarina. Isso é reflexo do maior número de visitantes na temporada, que chamou a atenção este ano pela forte presença de estrangeiros da Argentina e de outros países.

O presidente da Federação das Empresas de Comércio, Serviços e Turismo (Fecomércio SC), Hélio Dagnoni, destaca que a temporada de verão, com praias lotadas, ajudou nesse resultado positivo para Santa Catarina. Segundo ele, a maior presença de argentinos foi fundamental.  

Continua depois da publicidade

– Esse é um resultado que nos deixa muito felizes. O setor do turismo vive um bom momento, como também mostrou a pesquisa da Fecomércio sobre o verão no litoral. Tivemos um perfil diferente de turista nessa temporada, com visitantes um pouco mais velhos e com maior poder aquisitivo. Isso se refletiu nos números de crescimento apontados pelo IBGE – analisa Hélio Dagnoni.

No período da comparação anualizada, que inclui de março de 2024 a fevereiro de 2025, o setor turístico em Santa Catarina teve fatos novos. Os principais são novos voos internacionais, incluindo um direto de Florianópolis a Lisboa com a companhia TAP em setembro e outro de Florianópolis ao Panamá em junho, com a Copa Airlines.

Santa Catarina também conta com diversos voos diários ao Chile e Argentina, além de frequências também para Paraguai e Uruguai. Na noite desta segunda-feira, o governo do estado vai anunciar um novo voo internacional para passageiros para Lima, como antecipou o colega Anderson Silva.

SC se destaca também no turismo de eventos, de entretenimento, turismo de inverno, de águas termais e inclusive no turismo da saúde.

Continua depois da publicidade

Leia também

Governo de SC triplica recursos e viabiliza investimentos a 30 mil pequenos negócios

Para líderes de grandes empresas, cenário geopolítico é de desafios e oportunidades

Poltrona composta por três esferas, criada em SC, é destaque na Europa

Comércio exterior responde por 30% da movimentação econômica de SC, diz secretário

SC é líder nacional na criação de vagas para TI no primeiro bimestre, mostra a Facisc