Tomar as decisões mais corretas diante de alternativas diversas consiste num desafio para gestores. Com o objetivo ajudar nesse propósito, o Sebrae de Santa Catarina aderiu ao Polo de Liderança Sebrae, programa nacional de formação de lideranças que, entre outras soluções, ensina a adoção da metodologia americana Polarity Thinking. A primeira ação, nesta quarta-feira, em Florianópolis, foi voltada a gestores e líderes públicos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O workshop “Como o líder pode tomar decisões eficazes, utilizando a abordagem do Polarity Thinking™️” foi ministrado por Cliff Kayser, mestre nessa metodologia e também em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional pela American University.

Iniciativa do Sebrae Nacional, o Polo de Liderança é coordenado pelo Sebrae Paraná e tem atuação em 22 estados, incluindo SC. É referência no desenvolvimento de líderes para pequenos negócios. O trabalho é voltado ao empreendedorismo e conexões de ecossistemas voltados à pequena empresa.

O worshop realizado em Florianópolis integra um circuito nacional de cinco eventos, numa parceria entre o Sebrae e o Polarity Institute, dos Estados Unidos. Teve as participações, também, do coordenador do Polo de Lideranças pelo Sebrae Paraná, Julio Agostini, e da coordenadora de iniciativas pelo Sebrae Nacional, Rejane Risuenho.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, a gestora do Polo de Liderança Sebrae é Soraya Tonelli, que atua na capital. Ela disse que o Sebrae está bastante satisfeito com o evento. O foco será para desenvolver lideranças de municípios que participam do programa Cidade empreendedora.

– Começamos com o pé direito, trazendo um tema com um especialista internacional, tendo a participação de prefeitos, secretários municipais, presidentes de entidades empresariais, líderes da estrutura do governo estadual e gerentes regionais do Sebrae. Isso qualifica ainda mais essa governança para a atuação em prol do desenvolvimento econômico local por meio dos nossos programas, como o Cidade Empreendedora e os de inclusão produtiva, por exemplo – avaliou Soraya Tonelli.

O Polarity Thinking é uma metodologia que reconhece e lida com as diferenças entre duas alternativas interdependentes, para buscar um equilíbrio e aproveitar os benefícios de ambas as opções simultaneamente. Do ponto de vista conceitual, o Polo de Liderança sustenta que o desenvolvimento de líderes deve enfatizar os seguintes pilares complementares: crescimento, foco, conexão, influência e inspiração.

Um dos líderes convidados foi o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back. Para ele a metodologia amplia a visão e facilita a tomada de decisões no dia a dia. O Polo de Liderança Sebrae terá uma série de ações para líderes do setor público e privado, que serão executadas gradativamente, para difundir mais essa e outras metodologias.

Continua depois da publicidade

Leia também

Empresário volta à construção de luxo em SC com sócio radicado nos EUA

Presidente de grande empresa catarinense lança livro de poesias

Após faturar R$ 1,5 bilhão em 2022, Grupo Malwee investe em franquias para crescer

WEG investe em linha de motores para condicionadores de ar

Destaques do NSC Total