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    Verão: impacto do turismo em SC é de R$ 10,1 bi

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    Por Estela Benetti
    08/03/2018 - 05h48 - Atualizada em: 08/03/2018 - 12h03
    Betina Humeres, Diário Catarinense
    (Foto: )

    Durante os três meses fortes da temporada de verão 2017/2018 – dezembro, janeiro e fevereiro – Santa Catarina atraiu 2,5 milhões de turistas que geraram um impacto de R$ 10,1 bilhões na economia, segundo cálculos da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio de Janeiro). Desse total de visitantes, 2,09 milhões eram brasileiros e 383 mil estrangeiros. O estudo foi encomendado pela Embratur e realizado com base na pesquisa turística da Fecomércio – SC, informações da Infraero, Polícia Federal e Ministério do Turismo. Segundo o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, esse é o primeiro estudo e outros podem ser feitos nos próximos anos para mostrar a força do turismo na economia catarinense e a necessidade de investir mais no setor. 

    Com base nos dados, a FGV utilizou a matriz do IBGE que mostra o efeito multiplicador do impacto dos gastos dos visitantes em diversas camadas da atividade turística, explica o professor da instituição, Luiz Gustavo Barbosa. O turismo envolve 52 atividades diferentes. A primeira camada, que tem o impacto mais direto, é integrada por hotéis, estabelecimentos de alimentos e bebidas, transportes, atrativos e compras. A segunda envolve energia, comunicação, serviços financeiros, agricultura, serviços gerais e combustíveis. A terceira camada inclui pessoal, fornecimento de insumos, setor imobiliário, hospitais, entretenimento e logística. 

    Conforme a projeção, esse impacto econômico gerou R$ 735 milhões em impostos municipais, estaduais e federais. Nesses três meses, o setor envolveu o trabalho de 299 mil pessoas, sendo 123 mil trabalhadores diretos e 176 mil indiretos. 

    - Esse estudo joga uma luz sobre um setor que dá uma contribuição muito grande para a economia do Estado.  Foi importante fazer nesse verão que foi o melhor para o turismo brasileiro. No caso do Rio de Janeiro, o movimento só perdeu para junho de 2014, período da Copa do Mundo – disse Lummertz.  Segundo ele, nas últimas campanhas eleitorais pouco se falou no turismo como importante setor para geração de emprego e renda. 

    - No Brasil, durante as campanhas eleitorais, se discute muito a questão da gastança e não a ‘ganhança’. Para ter mais recursos para investir em educação e saúde, é preciso ganhar mais – alerta o presidente da Embratur. 

    Outro ponto positivo, segundo Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur, foi o baixo investimento em divulgação feito na América Latina. Com US$ 5 milhões e foco em mídias sociais, foi possível atrair mais visitantes ao país. 

    SC com ITA e alemães

    Santa Catarina e o Brasil dão mais um passo para avançar na indústria 4.0. Foi lançado esta semana o Fraunhofer Project Center for Advanced Manufacturing @ ITA, uma parceria de longo prazo entre os centros de pesquisa do Brasil e da Alemanha. A primeira reunião do conselho curador desse acordo ocorreu terça em São José dos Campos, São Paulo e um dos palestrantes do evento foi o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, que é um dos conselheiros dessa parceria focada em pesquisas na área de manufatura avançada para indústrias do Brasil e da Alemanha. Alem de Côrte, palestraram no evento o diretor regional do SENAI, Jefferson Gomes, e o fundador da Welle Laser, Gabriel Bottós, confirmando que SC está na vanguarda da indústria 4.0.

    Carros de luxo

    Representante exclusivo da marca sueca Volvo no Estado, o Grupo Dimas começa o ano com novidades. Apresenta hoje à noite, na Mercadoteca da SC-401, em Florianópolis, o lançamento internacional da marca, o Novo XC40 e a nova loja da Volvo na Capital. O veículo começa a ser comercializado no país em abril. A nova loja, que será inaugurada em abril, terá certificação Leed Silver, que significa ambiente de alto padrão e eco friendly. 

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