Blumenau apresentou nesta terça-feira (28) a nova marca da cidade. O trabalho foi desenvolvido pelo Sebrae e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo da prefeitura. A imagem que é resultado do trabalho forma em cores vibrantes as letras B, L e U, como a cidade é chamada carinhosamente.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O chamado place branding tem a intenção de gerar percepções sobre a cidade, construindo uma relação entre as pessoas e o lugar. A marca será usada para divulgar Blumenau, mas também tem outras aplicações possíveis, como inspirar o desenho de mobiliário urbano.

Exemplo de possível aplicação da marca em mobiliário urbano. Foto: Reprodução

Entre as inspirações citadas estão o modernismo da escola de arte alemã Bauhaus e elementos da arquitetura de Blumenau, como o estilo enxaimel e a Ponte dos Arcos. A marca ainda brinca com a pronúncia “Plumenau”, comum entre os descendentes de imigrantes alemães. A letra L do “BLU” é, na verdade, formada pelo vazio sob um P virado ao contrário.

O manifesto da marca fala em reposicionar Blumenau como um destino de inovação e modernidade. A palavra “transformação” é usada como âncora. Para desenvolver a ideia, foram promovidos sete seminários com 200 servidores públicos, empresários, com o Conselho de Política Cultural, além de 84 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina em Blumenau (UFSC). Em outubro, houve ainda uma reunião com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e secretários.

Continua depois da publicidade

“Blumenau é a cidade que conecta tradição com inovação, natureza com desenvolvimento, tranquilidade com diversão, bem-estar com oportunidade. Um lugar moderno, cultural com opções de lazer e qualidade de vida para moradores e visitante”.

A nova marca não substitui a bandeira do município, que continua sendo usada em comunicações da prefeitura. No plano de implementação da marca são sugeridas ações em quatro eixos: Negócios, Inovação, Experiência e Bem-Estar. O desafio será fazer com que toda a cidade abrace a nova identidade visual.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Correção

Até 10h desta segunda-feira (3), a coluna informou que foram promovidos dois workshops durante o processo de elaboração da marca Blumenau. Na verdade, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, houve um total de oito reuniões com entidades, estudantes, conselhos e servidores públicos. A versão acima já está corrigida.

Leia também

Ex-secretário em SC vai participar de debate nos EUA com ministro de Lula

Recurso da Heineken no pregão da Oktoberfest acende sinal amarelo em Blumenau

A origem da crise em Gaspar que derrubou o secretário da Fazenda

O que a PRF pensa sobre a pressão para remover o posto de Itapema na BR-101