nsc
nsc

Baixa adesão

Blumenau facilita atestado de comorbidade para acelerar vacinação contra a Covid-19

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
14/05/2021 - 06h00
Portadores de comorbidades precisam comprovar a condição de saúde para tomar a vacina
Portadores de comorbidades precisam comprovar a condição de saúde para tomar a vacina (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Enfermeiros que atuam nas unidades de saúde da rede pública em Blumenau poderão emitir atestados de comorbidade para vacinação contra a Covid-19. A Secretaria de Promoção da Saúde publicou uma instrução normativa que facilita o acesso aos documentos necessários às pessoas enquadradas nos grupos prioritários atendidos nesta fase da campanha. A medida foi tomada para aumentar o número de agendamentos, que está abaixo do esperado.

> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Pela norma publicada no Diário Oficial, além do atestado produzido por um médico, os pacientes poderão retirar relatórios de comorbidades elaborados por enfermeiros. Os profissionais de enfermagem farão a transcrição do diagnóstico já estabelecido anteriormente por um médico e armazenado no prontuário do cidadão.

Porém, não caberá ao enfermeiro avaliar o paciente ou fazer diagnóstico. Conforme a instrução, "não havendo informações suficientes em prontuário sobre a comorbidade do usuário ou sendo o diagnóstico inconclusivo, o enfermeiro deve orientar o usuário a realização de consulta médica, para avaliação da emissão de atestado médico".

Nesta fase da campanha de vacinação, estão sendo chamadas pessoas que têm doenças com risco de agravar o quadro de uma eventual infecção por Covid-19. São mais de 20 comorbidades. Blumenau já ampliou o agendamento, dentro desse público, para pessoas com 40 anos de idade ou mais. Mas a aparente agilidade deve-se à baixa adesão, segundo a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB), coordenadora da campanha.

Ainda não há números fechados de cobertura vacinal entre os portadores de comorbidades. Os relatórios são fechados sempre ao final de cada semana.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas