nsc
nsc

PONTE DUPLICADA

Blumenau faz ajustes em sinaleira para reduzir filas no Centro

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
20/08/2021 - 09h41
Noite de quinta-feira foi de congestionamentos no Centro de Blumenau
Noite de quinta-feira foi de congestionamentos no Centro de Blumenau (Foto: Alfredo Lindner, Divulgação)

As filas no trânsito são parte da paisagem do Centro de Blumenau. Mas uma tentativa recente de aliviar o tempo de espera dos motoristas vem gerando reclamações. A abertura da ponte Adolfo Konder duplicada e a instalação de uma sinaleira para controlar a chegada à Beira-Rio. A prefeitura promete ajustes no semáforo para melhorar o fluxo.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Saiba como

O leitor do Santa e ouvinte do Cafezão, da Atlântida Blumenau, Vanderlei Soares, perguntou no quadro E Afinal?: Resolveu aquela sinaleira que colocaram no Castelinho? O próprio Vanderlei deu sua impressão:

— O trânsito de Blumenau simplesmente parou por causa dessa sinaleira. Se resolveu para o pessoal da Ponta Aguda, fico feliz. Porque para quem vem do Centro e atravessa a Beira-Rio está terrível.

No Cafezão desta sexta-feira (20), outros motoristas compartilharam da opinião. Parece haver mais congestionamentos, e não menos. Foi assim na noite de quinta, quando o fluxo de veículos travou toda a região da Alameda, da Rua Itajai e da Fonte Luminosa.

— Para quem vem da República Argentina, melhorou 80%, só que para quem anda na Beira-Rio a sinaleira do Castelinho fecha muito rápido — resumiu o motorista de aplicativo Ericsson Pickler.

O secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, admitiu o problema, mas acrescenta outras variáveis para explicar o trânsito parado. Há obras nas ruas Itajaí, Hermann Huscher e Amazonas interferindo no fluxo e acumulando carros no Centro.

Fernandes diz que é preciso esperar as obras terminarem para ter ideia exata do comportamento do tráfego. Enquanto isso, porém, Seterb e Secretaria de Planejamento Urbano decidiram aumentar o tempo de semáforo aberto para a Beira-Rio, na tentativa de equilibrar o fluxo.

Para o futuro, a prefeitura trabalha com a hipótese de abrir duas pistas extras na Beira-Rio, passando por baixo da ponte Adolfo Konder. Um estudo de viabilidade será contratado.

Leia também

Blumenau planeja desativar central da Covid-19 na Vila Germânica

Blumenau avalia terceirizar operação da Área Azul

Após apagão de janeiro, Blumenau recupera monitoramento de cheias do rio Itajaí-Açu

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas