O policial civil Rui Godinho (PTB), que tem base política em Blumenau, assumiu mandato de deputado federal neste mês de janeiro. Primeiro suplente do então PSL nas eleições de 2018, quando conquistou 56.785 votos, ele ocupa o lugar de Coronel Armando (hoje no PL), que deixou Brasília para assumir a Secretaria de Estado da Defesa Civil no governo Jorginho Mello (PL).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Como o Congresso está em recesso, Godinho só terá oportunidade de atuar na Câmara Federal se houver uma convocação extraordinária antes de 1º de fevereiro, quando assume a nova legislatura. De todo modo, o deputado em exercício está em Brasília nesta semana para fazer contatos políticos.
Rui Godinho é novato na política. Conseguiu a vaga de primeiro-suplente surfando a onda bolsonarista de 2018. Durante os quatro anos de governo Jair Bolsonaro (PL), viveu a expectativa de que algum parlamentar titular fosse chamado a trabalhar no Executivo, abrindo espaço para que assumisse mandato. Não aconteceu. Blumenau acabou sem nenhuma representação em Brasília entre 2019 e 2022.
Durante o governo Carlos Moisés, chegou a ocupar a presidência da Fesporte. Nas Eleições 2022, agora no PTB, Godinho não conseguiu repetir a votação. Ele recebeu apenas 6.397 votos, ficando bem mais longe de Brasília. Agora, diz que a oportunidade de exercer o mandato por um mês, mesmo com as atividades do Legislativo em suspenso na Capital Federal, serve de estímulo para disputar outras eleições no futuro.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Além do Sesi, Blumenau perdeu verba milionária da Polícia Civil em 2023
Viaduto da BR-470 “inaugurado” por Moisés segue interditado pelo DNIT
Blumenau precisa de mais hotéis e de melhor padrão, diz secretário de Turismo
Moisés veta do orçamento R$ 30 milhões para compra do Sesi, em Blumenau