nsc
    nsc

    USINAS FOTOVOLTAICAS

    Blumenau lidera geração de energia solar em Santa Catarina; confira o ranking

    Compartilhe

    Evandro
    Por Evandro de Assis
    14/01/2021 - 06h00
    Energia solar fotovoltaica em Blumenau
    Potência instalada em energia solar fotovoltaica cresceu 80% em Blumenau (Foto: Marco Favero, BD)

    Blumenau é a cidade de Santa Catarina com a maior capacidade de geração de energia solar. São 10,1 mil kW em potência instalada nas usinas fotovoltaicas do município. Joinville (8,6 mil kW) e Florianópolis (8,4 mil kw) vêm na sequência. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foram compilados pela empresa Quantum Solar.

    > Receba notícias de Blumenau direto no Whatsapp. Clique e entre no grupo do Santa.

    Conforme o levantamento, Santa Catarina fechou 2020 com 6,3 mil novas usinas fotovoltaicas, acumulando um total de 17.797 unidades. É a sétima unidade da federação em capacidade de geração de energia via radiação solar.

    Em Blumenau, metade da potência instalada está em residências (5,2 mil kW). Comércios (3,6 mil kW) e indústrias (1,2 mil kW) vêm a seguir. Ainda é residual o uso da energia solar fotovoltaica em imóveis rurais ou que pertencem ao poder público. A mesma distribuição entre as classes de consumidores repete-se em Joinville e Florianópolis. Nos municípios do Oeste catarinense, proprietários de imóveis da área rural são os principais investidores. Em Itajaí, é o comércio quem lidera a corrida.

    A potência garantida por novas usinas de Blumenau disparou em 2020, com 4,5 mil kW adicionados ao sistema de geração — crescimento de quase 80%.

    No Brasil, apenas 1,6% da matriz energética tem origem na energia solar. Ou seja, a expansão dessa modalidade está apenas começando.

    Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas