nsc
nsc

Baixa procura

Blumenau pede autorização ao Estado para vacinar contra a Covid-19 idosos com mais de 80 anos

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
11/02/2021 - 10h51
Contato com Florianópolis ocorreu após reunião com promotor
Contato com Florianópolis ocorreu após reunião com promotor (Foto: Eraldo Schnaider, Divulgação)

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau solicitou, nesta quinta-feira (11), autorização ao governo do Estado para começar a vacinação de idosos com mais de 80 anos. O motivo do pedido é a baixa procura entre alguns dos grupos prioritários, como idosos acima de 90 anos e profissionais de saúde com 60 anos ou mais. Blumenau também está vacinando todos os demais profissionais de saúde — medida avalizada pelo Estado, mas que provocou questionamento do Ministério Público.

> Receba notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp. Entre no grupo do Santa.

O contato com a Secretaria de Estado da Saúde ocorreu após uma reunião da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB) com o promotor Odair Tramontin, que havia pedido informações sobre a prioridade dada a profissionais jovens de áreas como educação física, nutrição e médicos veterinários. A vice alegou estar obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Estado e pelo Ministério da Saúde. E informou que avaliaria a possibilidade de adiantar a imunização dos moradores com mais de 80 anos.

“Estamos avaliando a quantidade de vacinas, já que algumas pessoas dos grupos definidos se recusaram ou não procuraram agendamento, para tentar antecipar alguns grupos, como os idosos com 80 anos ou mais. Mas, para isso, também precisamos ter o aval da Secretaria de Estado e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)”, informou a vice à coluna, por meio de nota.

Ainda conforme o comunicado, o superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, teria ficado de conversar sobre o assunto com o secretário André Motta Ribeiro. 

O promotor Odair Tramontin disse que aguarda novo posicionamento do Ministério da Saúde sobre diretrizes da vacinação, conforme ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Depois disso ele deve decidir se tomará alguma medida em relação aos critérios de Blumenau.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas