A chuva persistente que atinge Santa Catarina nesta semana provocou uma cena impressionante em Doutor Pedrinho, no Médio Vale do Itajaí. A vazão da cachoeira Salto Donner, ponto turístico do município, acompanhou a elevação no nível do Rio Benedito. A água encobriu o paredão de pedra que geralmente fica aparente aos visitantes.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau direto no Whatsapp. Clique e entre no grupo do Santa.

A cascata fica a sete quilômetros do Centro da cidade, às margens da SC-477. Há um mirante no local, de onde as imagens foram gravadas. Apesar de assustadora, a cena não representa perigo. Não naquele ponto.

Salto Donner cachoeira em Doutor Pedrinho
Registro do Salto Donner em dias de vazão normal (Foto: Divulgação)

O Rio Benedito banha também os municípios de Benedito Novo, Timbó e Indaial. Em Timbó, a água transbordou provocando alagamentos em áreas baixas da cidade. A Defesa Civil pediu auxílio a pessoas que contam com caminhões para auxiliar famílias a retirar pertences de casa. Em caso de risco, o órgão disponibilizou o número de WhatsApp (47) 99954-4686.

> Timbó está em alerta para o nível do Rio Benedito e já registra alagamentos.

Continua depois da publicidade

> Volume de chuva em Blumenau supera o esperado para o mês inteiro.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.