nsc
nsc

E AFINAL?

Como fica a vacinação com Astrazeneca em Blumenau após anúncio de antecipação

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
13/07/2021 - 14h22 - Atualizada em: 14/07/2021 - 10h53
Nada mudará para quem já tem a segunda dose agendada
Nada mudará para quem já tem a segunda dose agendada (Foto: Joao Vitor Korc, Divulgação)

Está mantido o agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Blumenau nos casos de moradores que receberam Astrazeneca/Fiocruz. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde, de antecipar de 12 para 10 semanas o intervalo entre as aplicações, valerá somente para quem agendar a primeira dose a partir do dia 21 de julho. Mas para quem já levou para casa a carteirinha com a data do retorno, não haverá antecipação. O dia agendado segue valendo.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Essa informação responde a um questionamento do leitor Michel Imme, que gostaria de saber se Blumenau antecipará a segunda dose de Astrazeneca. Caso você tenha uma pergunta sobre o cotidiano de Blumenau e região e gostaria que a coluna procurasse respostas, é só fazer contato via Facebook, Instagram, Twitter ou e-mail evandro.assis@nsc.com.br. Veja como funciona a seção E Afinal?

Secretaria de Estado da Saúde e municípios catarinenses entraram em consenso, na semana passada, sobre a antecipação da segunda dose de Astrazeneca. Ao menos seis outros estados foram pelo mesmo caminho — o Rio de Janeiro anunciou que baixará para 8 semanas. O Ministério da Saúde, porém, continua adotando o maior prazo previsto na bula: 12 semanas. Estudos de eficácia conduzidos pela Fiocruz indicam que, 21 dias após a primeira dose, a vacina já oferece uma proteção de 76%. Estados e municípios têm manifestado a intenção de vacinar antes para aumentar a cobertura de segunda dose e evitar novos surtos de Covid-19.

Segundo a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar (PSDB), o município ainda está analisando a orientação do Estado, repassada na última semana, à luz do calendário de vacinação contra a Covid-19 previsto para agosto. Há previsão de chegada de um grande volume de vacinas para primeira dose. Nesta quarta-feira, a Secretaria de Promoção da Saúde informou que 21 de julho é o "prazo em que o Governo de Estado deve se organizar para o envio de segundas doses em intervalo de 10 semanas".

De qualquer modo, para quem já tomou a primeira dose, nada mudará. E não prejuízo à imunização, segundo a secretaria.

Leia também

E afinal, o que você quer saber sobre Blumenau? Pergunte e o colunista responde.

Segunda dose de Astrazeneca será antecipada em SC.

Ritmo da vacinação contra a Covid-19 em SC é insuficiente para cumprir o calendário

Como e quando vai funcionar a faixa reversível da General Osório, em Blumenau

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas