nsc
nsc

Pré-candidato

Ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes disputará cadeira na Alesc

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
24/03/2022 - 15h52
Ex-prefeito tenta retomar a carreira política como deputado estadual
Ex-prefeito tenta retomar a carreira política como deputado estadual (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

O ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes (PSD) disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alesc) nas eleições de outubro. Mencionado entre os nomes do partido para a majoritária, ele agora tem viajado o Estado em busca de votos para deputado estadual. A pré-candidatura é entendida como um recomeço da carreira política, interrompida pelas urnas em 2018.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Quatro anos atrás, Napoleão havia renunciado à prefeitura para tentar uma vaga no Senado. Por decisão da cúpula do PSDB, partido em que estava filiado, acabou candidato a vice-governador na chapa de Mauro Mariani, então no MDB. A dupla não chegou ao segundo turno.

O ex-tucano havia declarado a intenção de concorrer ao governo do Estado em 2022. Porém, os quatro anos sem mandato e a concorrência interna de pré-candidatos já estadualizados tornaram essa possibilidade remota. Estão no páreo o ex-governador Raimundo Colombo e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

Na disputa à Câmara dos Deputados, o caminho via PSD também está congestionado. Do Vale do Itajaí, é pré-candidato o deputado estadual Ismael dos Santos. A legenda ainda tem os atuais deputados Ricardo Guidi e Darci de Matos. Caso o deputado Hélio Costa confirme filiação ao PSD, serão três em tentativa de reeleição. Mais o ex-deputado Paulo Bornhausen, que também é pré-candidato.

A análise do entorno de Napoleão é de que as chances seriam maiores via Assembleia Legislativa. Porque, em Blumenau, apenas o deputado Ivan Naatz (PL) tentará a reeleição e, no PSD, só o deputado Júlio Garcia (PSD).

O PSD de Blumenau também tem o delegado regional Rodrigo Marchetti como pré-candidato a deputado estadual. Na configuração que está sendo negociada, o policial assumiria a presidência municipal da legenda e abriria mão da candidatura.

Kleinübing

Além de Napoleão, o ex-prefeito João Paulo Kleinübing (União Brasil) analisa a possibilidade de sair candidato a deputado estadual por Blumenau. Embora ele esteja retornando de viagem ao exterior nesta sexta-feira (25), equipes de pré-campanha estão atuando como se a participação dele na disputa fosse certa.

Wan-Dall

Em Gaspar, o prefeito Kléber Wan-Dall (MDB) anunciou que não renunciará para disputar as eleições à Assembleia Legislativa.

Leia também

Em férias, prefeito de Blumenau pede "total colaboração" com investigação do MP

Operação do MP na prefeitura de Blumenau tem foco em ações de comunicação

Situação da barragem de José Boiteux é de assustar

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas