Nem terminou o segundo turno das Eleições 2022 e já começaram as movimentações rumo à sucessão municipal de 2024 em Blumenau. Na noite de quarta-feira, (26), o deputado reeleito Ivan Naatz (PL) fez um convite público para que o prefeito Mário Hildebrandt deixe o Podemos e filie-se ao partido dele, de Jorginho Mello e do presidente Jair Bolsonaro. Foi num encontro com secretários e servidores municipais no Centro Cultural 25 de Julho.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

— Fica o convite aqui, depois do segundo turno, para estar junto conosco no partido, comandar nosso partido, tocar o processo sucessório aqui da prefeitura, filiar o nosso time e a gente dar as mãos para fazer o bem para a nossa cidade — disse Naatz, abraçado ao prefeito.

Hildebrandt não respondeu de pronto e brincou que Naatz gosta de uma polêmica. Mais tarde, à coluna, o prefeito disse que “filiação é um tema para depois do segundo turno”.

Gravidade eleitoral

O convite de Naatz mostra as leis da gravidade eleitoral em pleno funcionamento. Anabolizado pelos resultados do primeiro turno, o PL de Bolsonaro será protagonista da próxima eleição municipal. Hildebrandt, que não pode concorrer e saiu enfraquecido da disputa estadual, tem a opção de estar ao lado do grupo agora reforçado pelas urnas, mas talvez sem a mesma capacidade de controlar o processo sucessório e indicar o candidato a prefeito.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Praça semidestruída em Blumenau finalmente será reformada

Onde Blumenau vai começar a investir o empréstimo milionário do Fonplata

Instituição de Blumenau vai comemorar 100 anos com sessão no Senado

Primeira-dama de Blumenau é internada e prefeito reduz agenda