É regular a distribuição de ingressos da Oktoberfest Blumenau a título de cortesia aos servidores municipais. O entendimento, ainda em caráter liminar, é do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Raphael de Oliveira e Silva Borges. Ele julgou um pedido do Ministério Público para impedir que a prefeitura entregasse ao funcionalismo cerca de 80 mil entradas gratuitas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Mesmo sem decidir sobre o mérito, a decisão judicial antecipa análises sobre os argumentos apresentados pelo promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz. O juiz observou que existe lei municipal permitindo a distribuição de seis entradas por servidor, rejeitou a tese de que há infração à Lei de Responsabilidade Fiscal e também não reconheceu inconstitucionalidade no tratamento especial dado aos servidores:
“A concessão de ingressos cortesia aos servidores é somente uma das medidas tomadas pelo Poder Público como regra de exceção ao pagamento do ingresso, havendo diversas hipóteses de aquisição de meias entradas destinadas a grupos distintos, bem como a ausência de cobrança de ingressos em determinados dias, e em todos os dias, até determinados horários”, diz o despacho da última quinta-feira (6).
> Acesse a página da Oktoberfest Blumenau 2022
Continua depois da publicidade
O juiz também observa que as cortesias são para dias de menor movimento na Oktoberfest Blumenau (terças, quartas, quintas e domingos, com a exceção do feriado e da véspera). A Vila Germânica argumenta que, nesses dias, a entrada gratuita estimula mais pessoas a frequentarem a festa e consumirem — o município ganha comissão sobre vendas de bebidas e alimentação.
Encerrada a análise do pedido liminar, a ação judicial contra as cortesias segue tramitando.
Mais controle
Por causa dos questionamentos do Ministério Público, a Oktoberfest Blumenau destinou catracas específicas para a entrada com cortesias e passou a registrar a numeração dos ingressos entregues a cada servidor. Quem for flagrado vendendo as entradas pode ficar quatro anos sem receber novas gratuidades.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Vídeo explica tudo sobre a Oktoberfest Blumenau
Leia também
Três anos depois, encosta de Blumenau que soterrou operários passa por obras
Oktoberfest Blumenau corre o risco de virar o fio no discurso moralista
Eleições 2022 transformam “coringa” Mário Hildebrandt em carta de menor peso
Desfiles em Blumenau reúnem entre 8 mil e 12 mil pessoas; guarde esses números