nsc
nsc

Patrimônio

Loja da Havan no Centro Histórico de Blumenau recebe parecer técnico contrário da prefeitura

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
24/05/2021 - 17h05 - Atualizada em: 26/05/2021 - 16h33
Conselho do Patrimônio Edificado analisará projeto nesta quarta-feira
Conselho do Patrimônio Edificado analisará projeto nesta quarta-feira (Foto: Reprodução)

Parecer técnico da Secretaria de Planejamento Urbano de Blumenau considerou "inadequada" a proposta de construção de uma loja da Havan no Centro Histórico. O documento é um dos que embasará a avaliação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) sobre o projeto, em reunião marcada para quarta-feira (26). Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) emitiram pareceres favoráveis à intervenção.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Conforme o parecer da Seplan, a proposta apresentada "causa uma agressão na paisagem e no conjunto edificado do centro histórico". A fachada da Havan, padrão em todo o país, confrontaria as construções históricas da zona, incluindo a Paróquia Luterana Centro. O parecer técnico também critica o paredão que a construção formaria, espremendo os pedestres entre a calçada e a via, e considera insuficientes medidas mitigatórias propostas por Iphan e FCC, que analisaram o impacto direto da possível obra em edifícios históricos específicos, como a igreja. O Iphan, por exemplo, não aprovou a réplica da Estátua da Liberdade em frente à unidade da rede.

A loja da Havan ficaria em parte do terreno que abrigava o estádio do Blumenau Esporte Clube, entre a Rua das Palmeiras e a Rua Alwin Schrader. São cerca de 9,7 mil metros quadrados de área, já descontado o recuo de 30 metros em relação ao Ribeirão Fresco, que passa ao lado. Mais de 7 mil metros quadrados seriam ocupados pela loja de dois pavimentos, projetada para contar com 240 vagas de estacionamento para carros e motos.

Procurada pela coluna, a Havan não quis manifestar-se sobre o projeto para o Centro Histórico ou sobre a reunião que decidirá o futuro do empreendimento. Manifestaram-se espontaneamente contra a construção o Instituto Histórico de Blumenau (IHB), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Núcleo Blumenau e o Conselho Municipal de Polícia Cultural.

O projeto da Havan é o quinto item da pauta da reunião do Cope desta quarta, que inclui outros dois projetos importantes: as reformulações do Museu da Cerveja e do Frohsinn. A saber se haverá tempo suficiente para deliberar sobre tudo.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas