O padre Julio Lancellotti, conhecido pelo trabalho pastoral junto a pessoas em situação de rua em São Paulo, postou nesta segunda-feira (18) uma crítica a Blumenau por um cartaz que faz apelo contra esmolas na cidade. A foto publicada traz mensagem com os dizeres: “Não dê esmolas. Só mora nas ruas de Blumenau quem quer”.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
“Inacreditável! Quem está em situação de rua só ir pra Blumenau que tudo se resolve. Aporofobia! Criminalização da pobreza”, disparou o religioso.
Embora Blumenau de fato tenha uma campanha parecida, encabeçada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que já foi secretário de Assistência Social, o cartaz em questão não é da prefeitura. A imagem é antiga, de uma peça que estava afixada em um supermercado, no bairro Victor Konder.

Mas o tema é recorrente nas redes sociais do prefeito e nas políticas do município de atendimento a pessoas em situação de rua. No início de junho, Hildebrandt postou no Instagram a imagem de um homem que teria sido atendido mais de 1,3 mil vezes pelo município. Ele morreu, segundo o prefeito, por problemas de pulmão e no fígado sem nunca ter aderido a um tratamento contra a dependência química. “Sua esmola também mata”, escreveu o prefeito.
Continua depois da publicidade
Procurada pela coluna, a assessoria de Hildebrandt informou que não comentaria a crítica do padre ao cartaz de Blumenau.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Eisenbahn traz para Blumenau festival com música, gastronomia e concurso
De olho no Sesi, Blumenau vira quebra-galho para o esporte de Santa Catarina
Município do Vale se antecipa e dá título de cidadão a Hildebrandt antes de Blumenau
Nova praça no Centro de Blumenau ganha os primeiros contornos