nsc
nsc

Análise

De olho no Sesi, Blumenau vira quebra-galho para o esporte de Santa Catarina

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
18/07/2022 - 10h41 - Atualizada em: 18/07/2022 - 13h04
Joguinhos Abertos serão disputados em setembro
Joguinhos Abertos serão disputados em setembro (Foto: Heron Queiroz, Divulgação, BD)

Blumenau virou quebra-galho para o esporte de Santa Catarina em 2022, no melhor sentido da expressão. De olho na municipalização do Sesi, a cidade resolveu dois grandes problemas para a Fesporte. No início de julho, promoveu os Jogos Escolares Paradesportivos (Parajesc), que Itajaí havia desistido de receber. Agora, comprometeu-se a sediar os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, marcados para 15 a 25 de setembro, no lugar de Chapecó.

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A disposição de Blumenau em quebrar galhos sublinha a importância que tem o Complexo Esportivo do Sesi para Santa Catarina. Nenhum outro município conta com estrutura tão grande e diversificada para competições. A mesma estrutura que a prefeitura pretende comprar do Sesi, pagando R$ 31,3 milhões — destes, R$ 30 milhões virão do governo estadual. A entidade do setor industrial já avisou que não tem interesse em manter a praça esportiva.

No fim do mês, o Conselho Nacional do Sesi decidirá se o negócio pode ser fechado nos termos acordados entre Blumenau e o Sesi-SC. Como o colega Pedro Machado revelou, para que isso aconteça será necessário vencer tese corrente no Sesi nacional de que o município deveria pagar também pelo terreno, e não só pelas benfeitorias — foi Blumenau quem doou a área para a entidade, nos anos 1970, sob a condição de que fosse usada para o esporte. Neste caso, a conta seria mais alta.

Com ou sem a participação do Sesi na gestão, o município está demonstrando que o complexo esportivo ainda é útil para Santa Catarina, e que pode ser ainda mais. Em 2024, Blumenau quer receber outra vez os Jogos Escolares da Juventude, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Joguinhos

Segundo a prefeitura, o governo do Estado comprometeu-se a bancar todas as despesas com a realização dos Joguinhos Abertos 2022. São esperados cerca de 4 mil atletas, técnicos e dirigentes esportivos, que circularão pelo Sesi, mas também por outras arenas e clubes da cidade. 

Como não houve tempo suficiente para adequar o calendário de competições às férias escolares, será preciso hospedar os visitantes na rede hoteleira. Além de não gastar, Blumenau vai faturar.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Município do Vale se antecipa e dá título de cidadão a Hildebrandt antes de Blumenau

Nova praça no Centro de Blumenau ganha os primeiros contornos

Ministro da Infraestrutura faz previsão irreal sobre a duplicação da BR-470

Verba federal daria fôlego a Blumenau para instalar ar-condicionado nos ônibus

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas