nsc
nsc

EXPLOSÃO DE CASOS

Percentual de testes positivos para coronavírus em Blumenau é o maior desde o início da pandemia

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
11/11/2020 - 05h00
Somente na terça-feira, Blumenau computou 362 novos casos de Covid-19
Somente na terça-feira, Blumenau computou 362 novos casos de Covid-19 (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

A cada 100 blumenauenses testados para coronavírus em Blumenau nos primeiros 10 dias de novembro, 42 receberam diagnóstico positivo. É a maior proporção já registrada na cidade desde o início da pandemia. No mês de julho, quando houve o pico de casos e mortes por Covid-19, 38% dos testes deram positivo.

> Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Entre no grupo do Santa.

Parece ser uma notícia boa, certo? Afinal, os testes servem para encontrar os doentes. Mas não é simples assim. Um índice muito alto de positivos indica uma parcela grande de pacientes ainda não detectada pelas autoridades de saúde. E, portanto, circulando entre pessoas saudáveis. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um percentual de 5% representa patamar seguro.

Em setembro, por exemplo, o cenário era bem mais favorável. Dos 10 mil testes efetuados na cidade, apenas 11% deles tiveram resultado positivo. Sinal de que havia menos vírus circulando. Neste mês, até esta terça-feira (10), já eram quase 5 mil testes, com 2 mil diagnósticos.

> Média de novos casos de coronavírus em Blumenau passa de 200 por dia.

Os pacientes da rede pública são testados nos ambulatórios gerais quando procuram atendimento já apresentando sintomas. Da mesma maneira ocorre nos exames em laboratórios particulares. Salvo ações pontuais de testagem, como a promovida com funcionários do transporte coletivo e em casas asilares, quando o número de testes cresce é sinal de que mais pessoas procuraram atendimento.

Apesar da explosão no número de casos (só na terça foram 362 novos), a prefeitura de Blumenau não pretende adotar medidas para restringir a circulação de pessoas — e, por consequência, do vírus. Isso porque considera sob controle a ocupação dos leitos de UTI nos hospitais. São 20 pessoas internadas neste momento.

Nunca é demais lembrar: 43% dos internados em leitos de UTI blumenauenses não resistem à Covid-19. Dito de outra forma: a cada dois pacientes que ocupam leitos, praticamente só um sai de lá vivo.

> SC tem salto de novos casos de coronavírus.

Quem considera razoável internar mais 10, 20 ou 30 pacientes nas próximas semanas também aceita as mortes de quase a metade deles.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas