O professor universitário Valmor Schiochet (PT), que disputou a prefeitura de Blumenau em 2016, terá um posto no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi convidado para o cargo de secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social, liderada pelo paulista Renato Simões (PT). A nomeação ainda precisa passar pela Casa Civil antes de ser publicada no Diário Oficial da União.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
A secretaria não tem status de ministério, mas fica próxima do centro do poder. Está subordinada à Secretaria-Geral da Presidência da República, hoje chefiada pelo ex-deputado federal Márcio Macêdo (PT).
Não será a primeira vez de Schiochet no governo federal. Entre 2003 e 2007, no primeiro governo de Lula, foi diretor na Secretaria Nacional de Economia Solidária. O catarinense retornou ao mesmo cargo em 2011, onde permaneceu até 2016.
Entre as prioridades na nova função estará a reativação de conselhos, órgãos em que segmentos da sociedade civil tinham voz sobre políticas públicas. Também é intenção da nova gestão que cada ministério tenha a própria política de participação, explorando meios digitais para ampliar as possibilidades de contato com os cidadãos.
Continua depois da publicidade
— Houve um desmonte da política nacional de participação. Está se reconstituindo e fortalecendo essa política — observa Schiochet.
O professor está em licença-prêmio da Furb e já planejava a aposentadoria para quando retornasse. Com a oportunidade em Brasília, deve deixar os planos para mais tarde.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Discussão sobre 13º para vereadores em Blumenau promete ser longa e desgastante
Blumenau libera desfile de Carnaval, mas impõe uma restrição
Quem são os nove vereadores de Blumenau que assinaram a criação do 13º salário
Reajuste salarial para professores de Blumenau é enviado à Câmara de Vereadores