Uma reformulação geral no mapa de delegacias regionais está em avaliação pela Polícia Civil de Santa Catarina. O delegado-geral, Ulisses Gabriel, tem dito nas últimas semanas que o desejo é reduzir o número de estruturas de 31 para 21, acompanhando a divisão política estabelecida pelas associações de municípios. As áreas de abrangência das delegacias espelhariam a composição das entidades.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Segundo o delegado, a mudança reduziria custos, permitiria que policiais em atividades administrativas atuassem nas investigações propriamente ditas e adequaria a distribuição dos recursos à população de cada região.

— Existem cidades de 20 mil, 30 mil habitantes que têm sede de delegacia regional. E outras de 70 mil, 80 mil habitantes que não contam com uma delegacia da mulher — exemplifica o delegado.

Onde o governo estabelece uma delegacia regional são obrigatórias outras três: a Delegacia de Polícia da Comarca, uma Divisão de Investigações Criminais (DIC) e uma Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança, ao Adolescente e ao Idoso. A redução de 10 sedes agruparia as investigações em menos unidades administrativas, mas com mais policiais à disposição.

Continua depois da publicidade

Apesar das vantagens apontadas, Ulisses Gabriel é cauteloso sobre a execução da ideia. Diz que o assunto será discutido sem pressa. Há outras prioridades a serem resolvidas pela Polícia Civil neste início de governo, segundo o delegado-geral.

Blumenau

Na região de Blumenau, já se discute a necessidade de ajustar a divisão territorial de órgãos estaduais com a composição da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve). No caso da Polícia Civil, a delegacia regional abrange 12 cidades. Brusque, Guabiruba e Botuverá, que são associadas à Amve, fazem parte da Delegacia Regional de Brusque. Enquanto isso, Ilhota, que é integrante da Associação dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu, está ligada à polícia em Blumenau.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

TCE manda Blumenau suspender duas licitações milionárias por risco de sobrepreço

Posse de Christiane Buerger em Blumenau sinaliza uma Acib mais flexível

Empresário que planeja a “nova Gramado” em SC primeiro busca inspiração perto de casa

Prefeitos da região de Blumenau vão à Alesc cobrar verbas de obras paradas

Destaques do NSC Total