nsc
nsc

Pedágio

Ponte e marginais da BR-101 em Itajaí terão de esperar revisão contratual, diz ANTT

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
30/05/2022 - 17h08 - Atualizada em: 31/05/2022 - 04h36
Arteris propôs melhorias para a BR-101 na região de Navegantes, onde está sendo construído o novo viaduto da BR-470
Arteris propôs melhorias para a BR-101 na região de Navegantes, onde está sendo construído o novo viaduto da BR-470 (Foto: Luiz Carlos Souza, NSC TV)

A construção de uma nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu e de marginais na BR-101 entre Itajaí e Navegantes terá de esperar a revisão contratual da Arteris, prevista para o segundo semestre. Em despacho na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comunicou que não avaliará projetos individuais apresentados pela concessionária com o objetivo de melhorar pontos específicos da rodovia.

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A Arteris Litoral Sul havia encaminhado à agência, em agosto do ano passado, propostas de soluções para o encontro com a BR-470, que está sendo duplicada, e melhorias na região portuária. A resposta da ANTT saiu no dia 25 de maio.

A revisão do contrato de concessão da BR-101 ocorre a cada cinco anos. Durante o processo, são consideradas as necessidades apontadas por moradores, associações, representantes políticos, concessionária, dentre outros interessados no contrato. Se a ANTT aprovar novos investimentos a serem feitos pela Arteris, o custo será dividido pelos motoristas na tarifa de pedágio.

Entre as obras propostas estão 2,5 quilômetros de marginais no sentido Norte, entre Itajaí e Navegantes, além de uma ponte sobre o Rio Itajaí-Açu. No sentido Sul, seriam outros quatro quilômetros de marginais, conectando trechos já existentes. Com tudo pronto, seria possível trafegar pela marginal desde o Km 108 em Navegantes, antes da BR-470, até o Km 123, em Itajaí, no acesso a Brusque.

Viaduto da BR-470

Parte das melhorias propostas pela Arteris tem relação com o viaduto da BR-470, que começou a ser construído neste mês. O projeto da duplicação da rodovia que corta o Vale do Itajaí não inclui marginais na BR-101 para entrada e saída. Arteris e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela BR-470, propuseram a solução de incluir as melhorias no contrato de concessão.

Em maio deste ano, a Arteris enviou novo projeto à ANTT, com adaptações. Entre elas, sugere que só a ponte marginal no sentido Norte seja construída agora. No sentido Sul, seria possível usar parte do acostamento como pista de entrelaçamento para os veículos que saem da BR-470.

Com a decisão do DNIT de adiar a análise para o segundo semestre, os projetos de Navegantes e Itajaí serão tratados junto com outras necessidades de investimentos apontadas ao longo do trecho concedido, desde Palhoça até Curitiba (PR).

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Casarão em Blumenau é derrubado para dar espaço a rotatória

Crise no PSDB nacional atrapalha tucanos de Blumenau rumo a 2024

Novo acesso a Blumenau começa a tomar forma

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas