Renato Medeiros desistiu de concorrer à reeleição na Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Presidente desde 2021, o empresário, dono da Blumenau Iluminação, poderia exercer novo mandato de dois anos, mas abriu mão. O fato é raro: nas últimas quatro décadas, todos os líderes da entidade haviam permanecido no comando por quatro anos. A sucessão antecipada vai proporcionar outro marco: a atual vice, Christiane Buerger, será a primeira mulher a presidir a associação centenária.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Na prática, o atual presidente havia assumido algumas das atribuições de presidente desde 2020, por causa da pandemia de Covid-19. Naquele ano, por questões de saúde, o então presidente Avelino Lombardi precisou compromissos presenciais. Passados três anos, Medeiros diz que ficou muito pesado conciliar os frequentes compromissos institucionais da Acib com a rotina de empresário.
— É muita responsabilidade, muitos compromissos em sequência. No fim do ano (de 2022) conversei com a Chris e ficou acertado — disse à coluna.
O empresário sugere uma mudança futura no estatuto da entidade para reduzir o tempo de mandato, diluindo o fardo. Ou com um mandato de três anos, ou dois mandatos de um ano cada.
Continua depois da publicidade
Christiane Buerger é diretora da Ártico Indústria de Refrigeração. Ela terá como candidato a vice Osnildo Maçaneiro, da varejista Cooper.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
O que Jorginho Mello disse a Haddad e Alckmin sobre a federalização da Furb
Blumenau terá de mexer na lei da Área Azul pela quarta vez em um ano
Jorginho faz jogo de cena ao cobrar de Lula os R$ 465 milhões das rodovias federais
Proibição a cães e gatos nos ônibus de Blumenau ganha um adversário de peso