As sessões da Câmara de Vereadores de Blumenau saíram da programação da TV Legislativa. A partir desta semana e até o primeiro turno das Eleições 2022, em outubro, a única forma de acompanhar as reuniões ordinárias será comparecer ao plenário. Nem o canal digital aberto e nem as redes sociais transmitirão as imagens, ao vivo ou gravadas. Até a transcrição dos pronunciamentos no site da Casa está suspensa.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O apagão nas comunicações da Câmara tem relação com a campanha eleitoral. Há ao menos seis pré-candidatos a deputado estadual ou federal entre os 15 parlamentares. Segundo a justificativa oficial, o objetivo é seguir a legislação e evitar denúncias de uso indevido da máquina pública em favor de candidaturas. Mas a decisão é, no mínimo, um excesso de zelo.

Neste ano de eleições gerais, as limitações à comunicação são direcionadas aos órgãos estaduais e federais, como Assembleia Legislativa, secretarias de Estado, Congresso e governo federal. Desde sábado (2), gestores públicos dessas esferas não podem contratar publicidade oficial, exceto em casos específicos. Perfis em redes sociais país afora foram desativados desde então. Até corporações como Corpo de Bombeiros e Exército interromperam as postagens para evitar problemas.

Mas as limitações não impedem as TVs da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados e do Senado de seguirem transmitindo os trabalhos, inclusive exibindo pronunciamentos de pré-candidatos. Nas Câmaras das principais cidades de Santa Catarina, como Florianópolis, Joinville e Itajaí, ocorre o mesmo. Só Blumenau interrompe o contato dos cidadãos com o trabalho dos vereadores.

Continua depois da publicidade

Segundo a Câmara, os funcionários da TVL seguirão gravando as sessões, que ficarão arquivadas. Vídeos dos pronunciamentos também serão entregues aos parlamentares, que poderão divulgá-los em suas redes individualmente. Programas que não têm a participação direta dos parlamentares candidatos seguirão sendo transmitidos pela TVL na internet e no canal aberto 43.

Também em razão da campanha, as sessões serão transferidas para o período da manhã a partir de quinta-feira (7). Elas começarão às 9h, ao invés de 15h.

Pré-candidatos

Até o momento, anunciaram pré-candidaturas à Assembleia Legislativa Adriano Pereira (PT), Almir Vieira (PP), Egídio Beckhauser (Republicanos), GIlson de Souza (Patriota) e Marcos da Rosa (União Brasil). O suplente Sylvio Zimmermann (PSDB), que ocupa uma cadeira na Câmara de Blumenau neste momento, avalia candidatar-se a deputado federal.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Proibição a radares portáteis em Blumenau vai a julgamento no Tribunal de Justiça

Continua depois da publicidade

Região de Blumenau mata a saudade dos eventos e das aglomerações

Eleições 2022 em Blumenau põem Napoleão, Kleinübing e Alba na mesma foto

Ex-vereador de Blumenau assume posto na campanha de Carlos Moisés

Destaques do NSC Total