Na cerimônia de posse como prefeita em exerício de Blumenau, nesta segunda-feira (8) de manhã, Maria Regina de Souza Soar (PSDB) evitou falar sobre as Eleições 2022. Durante o período de duas semanas substituindo Mário Hildebrandt (Podemos), que viajará à Europa, a interina pretende focar na gestão e nas relações com a comunidade. Enquanto isso, nos bastidores, negocia-se uma saída para a saia justa eleitoral em que se envolveram os tucanos da cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Hildebrandt é apoiador enfático da candidatura à reeleição de Carlos Moisés (Republicanos), mas o parceiro PSDB lançou o ex-senador Dalírio Beber como candidato a vice de Esperidião Amin (PP). Os dois principais partidos que sustentam o consórcio político no poder municipal estarão, ao menos em tese, em trincheiras opostas até outubro.
Na cerimônia de posse, questionada pela repórter Ana Cristina Machado, da NSC TV Blumenau, a prefeita em exercício não se posicionou:
— Respeito a decisão do meu partido, mas esse agora não é o meu foco. Ainda não tive a oportunidade de conversar com o senador Dalírio (Beber), que está como pré-candidato a vice-governador, mas com certeza não haverá divergência. Sobretudo estará a cidade de Blumenau acima de tudo, e o meu foco é trabalhar pela cidade.
Continua depois da publicidade
Nos bastidores, emissários tucanos têm enviado sinais ao gabinete do prefeito indicando o desejo de que os integrantes da administração filiados ao PSDB, inclusive Maria Regina, tenham liberdade para posicionar-se em público sobre a eleição estadual. É o que deve ocorrer em breve.
Na noite desta segunda, a cúpula tucana em Blumenau tem reunião marcada. Como Podemos e PSDB pretendem estar juntos nas eleições municipais de 2024, a ordem entre as partes é evitar conflitos durante a campanha deste ano.
Hildebrandt na Europa
Mário Hildebrandt tem agenda na Alemanha e na Finlândia até o dia 20 de agosto. Ele fará contatos para estabelecer relações diplomáticas e de colaboração cultural com cidades dos dois países.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Governo federal tira R$ 20 milhões de rodovia em SC para investir em outra
Continua depois da publicidade
Natal em Blumenau incluirá Bom Retiro e o Morro da Cia na programação
Eleição no Brasil precisa voltar a ser entediante
Motorista de Blumenau que bateu em ponto de ônibus vai ressarcir prejuízo