Os holofotes da política de Blumenau estarão apontados para a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB) a partir da próxima semana, quando o titular, Mário Hildebrandt (Podemos), viajará para Alemanha e Finlândia. Mas a exposição, desejada tendo em vista o plano de disputar a sucessão de 2024, concidirá com um momento político delicado rumo às Eleições 2022.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Na quinta-feira (4), os tucanos catarinenses, reunidos em federação com o Cidadania, tendem a sacramentar apoio à pré-candidatura de Esperidião Amin (PP) ao governo. Mas a máquina administrativa da prefeitura de Blumenau está comprometida com o projeto de reeleição de Carlos Moisés (Republicanos). Hildebrandt tem sido o mais destacado cabo eleitoral do governador entre os prefeitos do Estado.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Maria Regina sentará na cadeira de prefeita sob a pressão de posicionar-se. Acompanhará o próprio partido ou o companheiro de chapa, principal avalista do projeto dela para daqui dois anos? Em reuniões reservadas, a vice já disse preferir caminhar ao lado de Hildebrandt em benefício de Moisés. Em público, não se manifestou até agora.

Continua depois da publicidade

A situação ficará mais complicada na hipótese do blumenauense Dalírio Beber (PSDB) ser escolhido o candidato a vice-governador de Amin. Com o ex-senador em posição de destaque na chapa, o PSDB de Blumenau terá dificuldades em manter-se neutro.

Até o dia 20, quando o dono da cadeira estará fora do país, Maria Regina estará à frente da terceira maior prefeitura catarinense. Quando for questionada sobre as Eleições 2022, até o silêncio será interpretado como posicionamento.

Tudo sobre as Eleições 2022

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Muro em construção no Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, cai com o vento

Empresários da região de Blumenau lançarão campanha para eleger deputados

Primeiros lotes da duplicação da BR-470 só ficarão prontos em 2023, admite DNIT

Troca de ônibus sem nova tarifa, em Blumenau, atrai mais de 100 pessoas por dia