Intercâmbio cultural e encontro com empresários estão na agenda que o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), vai cumprir na Europa neste mês. A missão inclui paradas na Alemanha e na Finlândia. Além de Hildebrandt, também irão o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, e Paulo Jaques Funke, coordenador de atividades esportivas e culturais da Secretaria de Educação.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A comitiva embarca no dia 8 de agosto. A primeira parada, após escala em Frankfurt, será em Hasselfelde, local de nascimento de Dr. Blumenau. Lá o objetivo é avançar nas tratativas para reconhecer Hasselfelde e Blumenau como cidades co-irmãs. Depois está previsto um encontro com membros do Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha, quando serão discutidas ações nas áreas de energias renováveis como biogás, biometano e resíduos sólidos.

No dia 12, a missão desembarca em Windischholzhausen, terra de Fritz Müller. Lá estão previstos eventos que darão sequência às comemorações dos 200 anos do naturalista, incluindo visitas a locais que marcaram a vida dele e a um monumento construído em sua homenagem.

A agenda também prevê uma parada em Munique, onde o prefeito se reunirá com os organizadores da Oktoberfest. Em seguida, a comitiva embarca para a Finlândia rumo à Lapônia. Como anunciado no lançamento do Natal local, o plano é encaminhar um acordo para reconhecer Rovaniemi, conhecida por ser o lar do Papai Noel, e Blumenau como cidades-irmãs. O retorno está previsto para 20 de agosto.

Continua depois da publicidade

Para se ausentar do país, Hildebrandt e o restante da comitiva precisam de autorização da Câmara de Vereadores, via decreto legislativo. O pedido já chegou à Casa e diz que a viagem é “para o aprimoramento de laços culturais, bem como para a troca de experiências para o desenvolvimento econômico e turístico do nosso município”.

Na ausência de Hildebrandt, quem assume o comando da prefeitura de Blumenau é a vice Maria Regina Soar (PSDB).

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Gargalo da BR-470 fez duas grandes empresas descartarem se instalar em Blumenau

Continua depois da publicidade

Articulação nos bastidores mudou destino e evitou o pior na novela do Sesi em Blumenau

Ação judicial de empresa que cobra aluguel da Havan é transferida de Brusque para Blumenau

Blumenau recebe aval do Ministério da Economia para empréstimo milionário

Senior Sistemas desacelera e espera mercado melhorar para negociar ações na Bolsa

Destaques do NSC Total