Campeonato Catarinense é na tela da NSC TV. E no ano do centenário do Estadual não poderia faltar a união histórica que ajuda a desenvolver o futebol do estado de Santa Catarina há anos. O Catarinense 2024 também vai marcar os 45 de NSC em Santa Catarina, desde que chegou no estado ainda como TV Catarinense, depois RBS TV, até chegar aos dias atuais como NSC.

Continua depois da publicidade

Avaí até merecia vencer, mas pagou por velhos e irritantes pecados

FOTOS: Veja os 12 clubes que vão disputar o Campeonato Catarinense em 2024

E com o Catarinense renovado por mais dois anos, se renova também o compromisso de levar a cultura do nosso estado para a nossa gente. O nosso futebol para o nosso torcedor. De dar visibilidade às nossas camisas, cores e torcidas. O futebol, que é uma das maiores expressões de qualquer povo, que apaixona, que envolve e que une.

Uma projeção clara, apesar de ainda distante

O time que vai puxar a fila no Catarinense 2024 é o Criciúma. Além de ser o atual campeão catarinense, é hoje o projeto mais sólido de futebol do estado. Independentemente de acesso ou não na Série B deste ano, o Criciúma vai estar forte no campeonato estadual do ano que vem.

Continua depois da publicidade

Campeonato Catarinense 2024 terá transmissão da NSC TV

O Brusque, finalista este ano e campeão de 2022, é o candidato natural a ser o grande perseguidor do Criciúma. Tirando a falta de estrutura do clube, que precisa urgentemente ser resolvida, o Brusque já mostrou que sabe fazer futebol de qualidade. Tem capacidade para voltar a crescer dentro de campo na próxima temporada e encarar qualquer adversário local.

Grandes dúvidas

Avaí, Chapecoense e Figueirense ainda são incógnitas para 2024. Os dois primeiros pela indefinição sobre a permanência na Série B. Se caírem para a Série C do Brasileiro, Avaí e Chape encolhem de tamanho, consideravelmente. Permanecendo, vão precisar rever o futebol, que não tem sido bem planejado e executado.

O trunfo do Figueirense para atrair investidores

Já o Figueirense, que passou por este encolhimento por três temporadas seguidas na Série C, já indo para a quarta, vive as indefinições de sua própria existência centenária. O Figueirense parece ter chegado a uma nova encruzilhada, em que precisa dar uma virada, se capitalizar para tentar sobreviver ao tamanho da dívida e às dificuldades impostas pelo desafio de ser grande no futebol de Santa Catarina.

Muita disputa com nove campeões

Em 2023 o Criciúma venceu o Brusque e levou o título de Campeão Catarinense (Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC)
Em 2023 o Criciúma venceu o Brusque e levou o título de Campeão Catarinense (Fotos: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC)

Na história do futebol catarinense, dos 12 times que vão disputar o estadual 2024, apenas três não têm conquistas. Os jovens Barra e Nação, e o Concórdia. Isso já mostra como o nosso campeonato é aberto e disputado. Tem corridas paralelas, como a disputa especial da dupla da capital, pela hegemonia histórica.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Com 18 títulos cada um, eles, que têm mais conquistas no estado, fazem uma disputa de muita rivalidade pelo 19° título. O Criciúma busca reconstruir uma hegemonia pontual. Se fizer o segundo título seguido, que seria o 12° da sua história, o Tigre confirma que está mandando no futebol do estado. Além disso, empataria com o Joinville, que possui 12 conquistas. Tudo isso vai estar em jogo no próximo Campeonato Catarinense de Futebol. Além de muitas histórias que ficam para sempre.

Destaques do NSC Total