Seria mais simples se o Avaí estivesse tomando dois gols por jogo somente por erros individuais. Para corrigir o problema seria trocar apenas um jogador ou outro e pronto, estava tudo resolvido.

Continua depois da publicidade

A seleção da Rodada 7 do Catarinense 2024: Criciúma volta a dominar, Jec e Hercílio Luz ganham espaço

Veja o preço do ingresso para o clássico entre Figueirense x Avaí pelo Campeonato Catarinense

Há erros individuais, mas o Avaí toma gols em excesso porque defende mal. Defende mal coletivamente. Neste aspecto, falta compactação do time na fase defensiva, falta agressividade na posse de bola dos adversários, e há movimentos equivocados nos conceitos de “bola coberta” e “bola descoberta”, que é justamente quando a posse de bola adversária tem marcação ou não.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Nas questões individuais, falta intensidade de marcação, falta a famosa “pegada”, imposição física, encurtar os espaços no combate do um contra um. Os jogadores do Avaí estão jogando somente com a bola nos pés e deixando a desejar no jogo que precisa ser “jogado” sem a posse de bola, deixando a desejar no quesitos competir, não deixar jogar, e lutar pela retomada da posse de bola. 

Fora os erros que são mais gritantes, como falhas do goleiro, ou dos zagueiros, dos volantes e laterais, que foram cometidos e são os que todo mundo vê e que geram críticas individuais. Mas, repito, os maiores problemas do Avaí são coletivos. 

VOTE: Quem ganha o clássico Figueirense x Avaí deste sábado

Com o aproveitamento do ataque avaiano, o ajuste do sistema defensivo pode representar uma grande mudança de chave no ano do time. Mesmo que ainda seja cedo pra saber que caminho este Avaí 2024 vai ter. O que é claro é que há qualidade. O que aumenta bastante a responsabilidade do técnico Eduardo Barroca. Tomando dois gols por jogo, nenhum time chega a lugar algum.   

Veja mais: os escolhidos para a seleção da rodada 7 do Catarinense 2024:

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total