O retrato atual dos catarinenses na Série B está muito claro. A Chapecoense está firme e cada vez mais forte na briga pelo acesso; o Criciúma ainda vem crescendo na competição e depois de uma arrancada de recuperação no turno, entrou pela primeira vez no G4 neste início de returno; enquanto isso, o Avaí derrapa, com crise de salários atrasados fora de campo, e tem vacilos em campo, como a derrota para o lanterna, em casa, o Amazonas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Marquinhos Gabriel vai continuar correndo atrás de lateral adversário no Avaí?

A Chapecoense se estabilizou no G4 e a cada rodada passa firmeza no futebol jogado e nos resultados. O time não tem vacilado nos jogos em que tem obrigação de pontuar, como a vitória sobre o Paysandu, na Arena Condá. Além disso, a equipe de Gilmar Dal Pozzo faz resultados fora de casa, como a vitória contundente sobre o Athletic, por 4 x 0. Em quatro rodadas do returno, a Chapecoense tem três vitórias e um empate.

Avaí sofre gol no último minuto e perde para o Amazonas na Série B 2025

Continua depois da publicidade

Confira imagens dos Catarinenses na Série B

Chapecoense goleia o Athletic e se aproxima no topo da Série B 2025

Já o Criciúma tem duas vitórias, um empate e uma derrota no returno. O time de Eduardo Baptista vive boa fase em campo, consolidando com a entrada no G4 a extraordinária recuperação comandada pelo técnico, que assumiu com a equipe na zona de rebaixamento. Fora de campo conseguiu acalmar as discussões em ano de agitação política e o torcedor tem comparecido para empurrar nos jogos do Heriberto Hulse, já vivendo o sonho da volta à Série A. O Criciúma ainda tem margem para crescimento maior.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Eduardo Baptista, o novo dono de Criciúma

E o Avaí, que em boa parte do turno foi o melhor catarinense, inclusive vencendo os dois clássicos contra a Chapecoense e o Criciúma, tem oscilado bastante desde a reta final do turno. A recuperação desenhada na abertura do returno levou um golpe duro com a derrota para o Amazonas. O Avaí tem uma vitória, dois empates e uma derrota nas quatro primeiras rodadas do returno da Série B. Além disso, a crise de salários afeta o dia a dia e o foco na competição. O Avaí, neste momento, dá sinais de perda de força e que não vai subir.