Camisa 10 do Avaí, Marquinhos Gabriel vem se sacrificando pelo time e sendo sacrificado pelo técnico Jair Ventura durante a temporada. Na maioria dos jogos, como no 0 x 0 diante do Operário, o camisa 10 azurra faz uma função tática, fechando a segunda linha de marcação pela esquerda – em resumo, correndo atrás do lateral direito adversário, e preso ao lado esquerdo no momento defensivo da equipe.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Avaí empata com o Operário e desperdiça oportunidade de colar no G4 da Série B

Mapa de calor de Marquinhos Gabriel, do Avaí, contra o Operário. Pela esquerda, fechando a segunda linha e distante dos atacantes (Foto: reprodução, Sofascore)

Com Ressacada cheia, Avaí pode buscar o acesso

Mesmo que tenha liberdade para vir pra dentro quando o Avaí tem a posse de bola e passa da formação defensiva para a ofensiva, é um sacrifício desnecessário e equivocado do camisa 10, o jogador mais lúcido do meio de campo, o melhor passe do time e do atleta com a maior visão de jogo e experiência como é Marquinhos Gabriel. Isso sem falar no sacrifício físico de um atleta de 35 anos.

Continua depois da publicidade

Confira imagens de Marquinhos Gabriel pelo Avaí na Série B

Reunião do Conselho e finanças: Qual o tamanho da dívida do Avaí?

Na questão física, Marquinhos Gabriel e a preparação física do Avaí estão de parabéns. O camisa 10 azurra participou de todos os 22 jogos do Leão, sendo titular em todos. É uma constância física de poucas temporadas para ele. Ainda mais sendo tão exigido taticamente.

Ações de ex-atletas geram desgastes, podem gerar prejuízos, mas Avaí vai recorrer

Mas os números mostram que Marquinhos Gabriel poderia, com liberdade, ser mais aproveitado por Jair Ventura e pelo Avaí. A maior nota sofascore disparado de Marquinhos Gabriel na Série B é na partida contra o Paysandu, um 0 x 0 que certamente o Avaí não saiu do zero não por culpa dele.

Naquele jogo, disputado na Ressacada, o camisa 10 do Avaí recebeu a nota sofascore 8,2, sendo muito participativo, com 79 toques na bola – quase o dobro dos 40 toques regulares -, produzindo duas chances claras de gols e chegando pra bater outras duas vezes. São os melhores números dele de jogo durante a Série B.

Continua depois da publicidade

Mapa de calor de Marquinhos Gabriel contra o Paysandu, ainda pelo turno. Mais liberdade e produzindo mais, próximo aos atacantes e pela direita (Foto: reprodução, Sofascore)

O detalhe é que contra Paysandu, Marquinhos Gabriel estava pela direita e mais próximo ao ataque (como mostra o mapa de calor). Naquele jogo, Andrey fez o lado esquerdo e ficou correndo atrás do lateral adversário.

Ex-CEO do Flamengo e Corinthians presta assessoria ao Figueirense

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

O campeonato chegou num momento em que não há mais como perder pontos importantes, que os detalhes vão decidir a disputa por uma vaga na Série A 2026. O Avaí precisa potencializar o seu camisa 10. Jair Ventura tem que fazer uma escolha: vai manter Marquinhos Gabriel correndo atrás do lateral? Ou vai deixar o melhor passe do time mais próximo aos atacantes? Correr atrás do lateral adversário é tarefa pra garoto, como Jamerson ou mesmo o próprio Andrey.