Desde o início de maio, o Figueirense voltou a ter uma parceria mais próxima com o escritório da Alvarez & Marsal. A saída do executivo Enrico Ambrogini foi o marco para a reaproximação do clube com a A&M. Antes, com Ambrogini, a A&M esteve mais distante, praticamente afastada. O ex-executivo chegou a fazer críticas públicas, que, apesar de não citarem a Alvarez & Marsal, tinham o escritório como alvo.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Sizenando não quer três jogos no Figueirense: “Eu posso ganhar esses três jogos e seguir…”
Antes da estreia do Figueirense na Série C, no dia 10 de abril, Enrico Ambrogini foi ao Debate Diário, da CBN Floripa, e revelou todo o seu descontentamento com a Recuperação Judicial do clube, que desde o início teve a assessoria da A&M:
“Eu gostaria de falar muito mais coisa. Quando eu cheguei aqui os primeiros 100 dias foram de diagnóstico. Um dos diagnósticos foi ‘não confio muito nos assessores da Recuperação’. Isso foi o meu diagnóstico. É o que eu acho.”
Continua depois da publicidade
Ambrogini revela desconforto com RJ, mas garante blindagem ao futebol do Figueirense
Figueirense pode ser punido após torcida estourar rojões no gramado do Scarpelli
As declarações revelavam além de uma crítica, a falta de sintonia, entre o CEO da SAF do clube naquele momento e os assessores da Recuperação Judicial do Figueirense. Também geraram mais desgastes, que tiveram que ser contornados nos bastidores até o final daquele mês de abril, quando Ambrogini foi demitido junto com o técnico Thiago Carvalho.
Fotos: Fred Luz e as imagens do Figueirense 2025
Reaproximação e consultoria de ex-CEO do Flamengo e do Corinthians
A retomada da parceria com a Alvarez & Marsal veio da necessidade de reestruturar o clube, com a contratação de novos executivos para o futebol e para SAF Figueirense. O Figueirense escolheu Rafael Franzoni, que foi anunciado em 16 de maio.
Figueirense deve anunciar técnico campeão da Série A2 do Paulista
Franzoni teve a assessoria, nos bastidores, do homem da Alvarez & Marsal, o tal ex-CEO do Flamengo e do Corinthians. Trata-se de Fred Luz, que ficou conhecido no futebol por ter sido braço direito do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, na famosa e vitoriosa reestruturação do Flamengo.
Continua depois da publicidade
Depois, através da Alvarez & Marsal, participou de projetos de reestruturação de outros grandes clubes do futebol brasileiro, como o Cruzeiro e o Coritiba. Recentemente, esteve no Corinthians, onde não conseguiu desenvolver bom trabalho devido às turbulências da última gestão do clube, que teve o impeachment de Augusto Melo aprovado no final de semana.
Figueirense demite Pintado após entrar na zona de rebaixamento da Série C
No Figueirense, Fred Luz, prestou assessoria nos últimos três meses. Fazendo um trabalho de pente fino, junto com o executivo Rafael Franzoni, levantando receitas e despesas e colocando os números em ordem mais uma vez. Isso fez, por exemplo, com que o Figueirense pudesse focar em aumento de receitas e mantivesse os salários em dia, como estão atualmente, mesmo sem os aportes da CLAVE/LIFT, que já não ocorrem mais.
O foco de Fred Luz no Figueirense está em três frentes principalmente:
– Relacionamento com a parceria CLAVE/LIFT e todas as questões que ficaram e ainda estão pendentes entre Figueirense e a empresa
– Auxiliar no apoio jurídico ao Figueirense, através da Alvarez & Marsal, na retomada da Recuperação Judicial do clube, que está pra ser julgada novamente na Justiça catarinense
Continua depois da publicidade
– Captação no mercado de futuros novos investidores para o Figueirense.
Figueirense desperdiça pênalti e empata com o Maringá pela Série C 2025
Em 21 de agosto de 2020, o Figueirense anunciava em seu site a parceria com a Alvarez & Marsal com uma nota oficial “Alvarez & Marsal será responsável pela reestruturação financeira do Figueirense”. Com a assessoria de Fred Luz, a parceria foi retomada nos últimos três meses.












